Nvidia anuncia lançamento das RTX 3000? Porquê tão cedo?

Depois de vários rumores e ‘leaks’ a mencionar o mês de Setembro para o anúncio das novas placas ‘Ampere’… Parece que afinal estávamos todos errados! Afinal de contas, tudo indica que a revelação irá coincidir com o 21º aniversário do “primeiro GPU do mundo”!

Portanto, a Nvidia anunciou um grande evento para o final deste mês. Onde tudo indica que as novas placas da série RTX 3000 sejam reveladas para de certa forma comemorar o 21º aniversário da popular marca GeForce. Entretanto, é esperado que as novas placas ofereçam um grande salto no desempenho em comparação com as agora velhinhas Turing… E infelizmente custem ainda mais dinheiro.

Em suma, a Nvidia parece estar a promover um evento especial para o dia 31 de Agosto. Na sua conta oficial no Twitter vemos um vídeo de uma estrela em transformação para uma supernova com a hashtag #UltimateCountdown. Além disso, a foto da capa da conta foi alterada para uma imagem que mostra a estrela explodida e menciona “21 dias. 21 anos”.

rtx 3000

A indicação óbvia é que a Nvidia está se a preparar para uma notícia “explosiva” naquele dia. E claro, os entusiastas com melhor memória no mundo dos PCs podem reconhecer 31 de Agosto como o 21º aniversário do anúncio da placa gráfica GeForce 256.

Dito isto, embora possa ser apenas um evento de aniversário, há razões para acreditar que a empresa pode de fato lançar os seus novos GPUs Ampere naquele dia.

Até porque, ao anunciar as novas placas tão cedo, garante que o irá fazer sem qualquer tipo de resposta da AMD!

Ao fim ao cabo, a AMD ainda está muito focada na produção dos chips para as consolas de nova geração, e além disso, ainda tem de se preocupar com os novos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3… Tudo produtos baseados no processo de produção de 7nm da TSMC! Ou seja, é provável que a AMD não tenha produção suficiente para surpreender a NVIDIA nesta altura do campeonato.

Entretanto, no mês passado começámos a ouvir rumores de que a Nvidia estava a descontinuar as suas placas Turing de última geração (RTX 2070, 2080, e as suas variantes Super, assim como a RTX 2080 Ti). Isso presumivelmente é para dar espaço para as placas RTX 3080 e 3090, embora isso também possa significar quedas de preços bastante agradáveis ​​para aqueles que não estão interessados ​​nas Ampere.

Embora não saibamos (ainda) como a Ampere se compara a Turing, é seguro dizer que será poderosa… e cara!

Há rumores de que o flagship RTX 3090 apresenta 24 GB de RAM GDDR6X em uma interface de memória de 384 bits. Qualquer pessoa interessada em escolher essa gráfica provavelmente terá uma carteira muito mais leve após a compra. Tudo é apenas especulação, mas que melhor maneira de comemorar o primeiro GPU GeForce do que lançar a versão mais poderosa até agora.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo .

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Leia também