Pensava que isto não ia ter impacto, quando preferiu comprar uma placa NVIDIA em vez de uma placa gráfica AMD Radeon? Pois bem, está a ter, e não é pouco. Estamos a falar do quê? Bem, ao longo dos anos, a AMD decidiu apostar em grandes quantidades de memória VRAM na grande maioria das suas gamas de GPUs, isto enquanto a NVIDIA decidiu ser mais poupada, ao equipar placas de gama média/alta, como é o caso da RTX 3070 ou RTX 3070 Ti, com apenas 8GB de memória RAM.
Comparativamente, no lado da AMD, a RX 6700 XT ou RX 6750 XT já contam com 12GB de memória RAM.
De facto, durante muito tempo, isto não teve mal algum! Porque o fator limitador do mundo dos videojogos eram as consolas da geração anterior (PS4 e Xbox One), mas agora que as geração mudou, e as consolas de nova geração já contam com 16GB de memória VRAM, e muitas tecnologias de compressão de dados, a história parece ter mudado, e bem, para o lado das placas gráficas. A AMD agora pode usar isto como arma de arremesso! Sorte, ou tudo planeado?
NVIDIA andou a limitar a memória. Agora quem se ri é a AMD
Portanto, caso não saiba, apesar do sucesso da NVIDIA no mundo das placas gráficas nos últimos anos, a comunidade do PC Gaming concorda neste ponto… A NVIDIA andou a poupar onde não devia! Na memória disponível em cada placa gráfica.
Algo agora aparente, numa altura em que os jogos começam a ficar significativamente mais exigentes, como é o caso de Resident Evil 4, The Last of Us Part 1, e Hogwarts Legacy. Tudo jogos capazes de usar 11GB de memória, ou até mais, caso seja necessário.
Entretanto, na nova geração, a NVIDIA já corrigiu esse defeito, visto que a nova RTX 4070 já deve chegar com 12GB de memória VRAM. Porém, estas placas gráficas ainda estão caras, e claro, não apaga os problemas que os todos os jogadores que compraram uma RTX 20 ou RTX 30 vão ter nos próximos tempos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!