Como dissemos ontem, algumas placas gráficas de nova geração RTX 50 estão a chegar ao mercado com especificações erradas, apesar do seu preço quase sempre acima do anunciado pela NVIDIA no evento de lançamento.
Pois bem, isto é inaceitável, porque as especificações técnicas estão significativamente abaixo das anunciadas, o que claro está afeta a performance do hardware ao longo de todo o seu ciclo de vida.
NVIDIA admitiu erros nas novas RTX 50. E agora?
Portanto, apesar de ser esperado que isto aconteça em todas as RTX 50, a NVIDIA admitiu problemas apenas nas RTX 5090, RTX 5090D, e RTX 5070 Ti. Isto em mais ou menos 0.5% de todas as placas enviadas para o mercado.
O que está a acontecer?
Algumas RTX 50 estão a aparecer no mercado com menos ROPs do que aqueles que foram anunciados. O que claro está, pode trazer mudanças de performance significativas, em alguns casos superiores a 10%, apesar de a média (segundo a NVIDIA), andar mais à volta dos 4%.
Este problema acontece em todas AiB (ASUS, MSI, etc…), porque o problema tem origem nos GPUs da própria NVIDIA, não sendo algo dependente das soluções que as suas parceiras trazem para cima da mesa.
E agora?
A NVIDIA admitiu o problema, mas não parece ter ainda uma ideia definida do que pode ou deve fazer para compensar os seus clientes. O que a meu ver está mal. Porque estamos a falar de hardware caro, por vezes demasiado caro para aquilo que oferece na realidade.
Mas, se os consumidores se continuarem a queixar, é inegável que a NVIDIA vai ter de fazer alguma coisa.
Por isso, se comprou ou quer comprar uma placa NVIDIA, nada melhor que se queixar.
O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.