Como estamos fartos de noticiar nas últimas semanas, a NVIDIA está novamente a sofrer com o efeito de ‘overstocking‘. Ou seja, tem demasiadas placas gráficas RTX 20 e RTX 30, que simplesmente não consegue vender ao preço atual, porque, claro está, ninguém as quer comprar.
Afinal de contas, estamos prestes a presenciar uma autêntica revolução no mundo do hardware para PC, com a chegada de novos processadores, novas motherboards, novos kits de memória RAM, e claro, novas placas gráficas. Por isso, ninguém está com vontade de apostar nas velhas gerações, mesmo a preços mais baixos.
Qual é a solução para isto?
NVIDIA: Adiamento à vista e “novas” RTX 30 Super!
Portanto, a NVIDIA não está a conseguir lidar com o excesso de stock, tanto da sua parte, como também por parte das suas principais parceiras, que por sua vez, têm feito alguma pressão para a gigante das placas gráficas arranjar uma solução para o problema. Qual é a conclusão para tudo isto?
Ao que tudo indica, vamos ter um novo adiamento da chegada das novas RTX 40, com apenas o lançamento da RTX 4090 agendado para 2022. Ao mesmo tempo, a NVIDIA parece estar a preparar o lançamento de placas RTX 30 ‘Super’, com algumas melhorias à mistura, e claro, um preço mais apelativo. Contudo, tudo isto parece estar dependente daquilo que a AMD poderá ter para oferecer ao mercado até ao final do ano.
Afinal, como é óbvio, tudo isto é super interessante para o mundo do PC Gaming. Especialmente para a AMD, que agora parece ter a faca e o queijo na mão. Afinal de contas, como temos noticiados, a AMD não está a sofrer do mesmo problema de overstocking, e como tal, pode lançar tudo, quando estiver pronta para tal.
Consegue imaginar uma NVIDIA a lançar uma gama RTX 30 Super, enquanto a AMD aposta tudo o que tem nas novas RX 7000? Era o pânico!
Como é que sabemos isto?
Uma das parceiras da NVIDIA, a AFOX, registou uma série de placas junto da EEC, onde claro, podemos encontrar estas novas RTX 30 Super. Como é óbvio, estes registos podem acabar por não dar nada, como já tanta vez aconteceu… Mas não faz sentido? A NVIDIA está mesmo com sérias dificuldades em gerir stocks. Por isso, tem de fazer algo estranho, e com impacto.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que esta estratégia tem pernas para andar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.