Se porventura quiser montar um bom computador para jogos, vai imediatamente reparar que os custos não são exatamente os mesmos relativamente à compra de uma consola, seja ela da Sony, da Microsoft, ou da Nintendo. Aliás, muitas vezes, um único componente de um bom computador, é tão ou mais caro que a consola toda.
Especialmente se estivermos a falar do processador, ou da sempre mítica placa gráfica, que nos últimos tempos tem sido um componente difícil de encontrar, e ainda mais difícil de pagar, tal tem sido os aumentos de preço.
Pois bem, numa altura em que a Sony resolveu aumentar o preço de todas as versões da sua consola PlayStation 5, eis que a NVIDIA veio comentar que sempre acreditou na estratégia “preço placa gráfica = preço consola”! Será que a NVIDIA também vai aumentar os preços em 50€!? Ou a dificuldade em vender todas as RTX 30 já é mais do que muita?
NVIDIA acredita que uma placa gráfica deve ter o mesmo preço de uma consola
Portanto, se quiser jogar algum jogo da ‘moda’, o mais fácil é ir a uma loja, comprar uma consola, comprar o jogo, chegar a casa, e ligar a consola à sua televisão. Acaba por ser mais barato, e mais fácil, sendo exatamente aqui que temos o grande charme das consolas… A sua simplicidade e preço atrativo.
Obviamente que tem mais potencial no lado do Computador, pode personalizar toda a build à sua imagem, e suas necessidades. Ou seja, enquanto uma consola é aquilo, e nunca vai passar daquilo, um computador é um conjunto de várias peças, que podem ser, todas elas, uma escolha sua. Além disso, pode fazer atualizações ao longo do tempo, como bem entender. Na consola, isso não acontece.
Com a introdução fora do caminho, vamos ao que Jen-Hsun Huang disse… “A uma placa GeForce é basicamente uma consola dentro do seu PC! Por isso, deve ter um preço similar”.
Uma afirmação que faz algum sentido, quando temos em conta que a placa gráfica é o componente mais importante de um PC focado nos jogos. Mas que acaba por fazer pouco, quando juntamos todas as restantes peças que dão vida a um PC, a esta mesma placa gráfica. Especialmente nos tempos que correm, em que uma placa gráfica é tão ou mais cara comparativamente a uma consola de nova geração, e claro, um bom processador não é propriamente barato.
Mas o que isto realmente significa, é que a NVIDIA quer apontar para um preço médio de 500€ para a nova geração. Agora resta esperar para perceber se este ‘preço médio’ vai ser uma RTX 4060, ou a mais desejável RTX 4070.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com a estratégia da NVIDIA? Ou os preços estão a chegar a um nível que faz pouco sentido com tudo o que está a acontecer em termos de inflação e aumentos de preço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!