Nos últimos tempos, temos visto uma autêntica catrefada de ‘leaks’ acerca da nova geração de placas gráficas NVIDIA. Estamos a falar das RTX 3000 que não só deverão humilhar as atuais RTX 2000 e RTX 2000 Super, como também têm a grande missão de meter a AMD no ‘sítio’.
Pois bem, dito tudo isto, parece que a próxima geração de placas NVIDIA vai ser liderada pela RTX 3090, não sendo ainda claro se vamos ter a inclusão do nome ‘Ti’, ou se o regresso da antiga nomenclatura ‘Ultra’. Este último nome seria curioso, porque esta placa gráfica parece mesmo ser um lançamento bem ao estilo daquilo que a Samsung fez com o S20 Ultra, ao oferecer uma versão ainda mais premium do que é habitual.
GeForce RTX 3090: GPU consome 230W, 24GB de memória GDDR6X consomem 60W
Portanto, hoje temos novas informações relativas ao TDP da GeForce RTX 3090, uma placa que deverá chegar ao mercado a consumidor qualquer coisa como 350W TGP (Total Graphics Power)!
Sendo que o GPU deverá precisar de 230w, enquanto a nova memória GDDR6X deverá consumir 60W. Algo estranho, visto que a NVIDIA vai adotar o processo de 7nm, no entanto, em vez de consumir menos energia… A sua nova placa topo de gama irá consumir mais que a atual RTX 2080 Ti. Sabe porquê? A NVIDIA já não pode andar a fazer ‘poupanças’! Claro está, tudo devido ao potencial que a nova arquitetura gráfica da AMD tem para oferecer (RDNA2).
Por isso, a NVIDIA decidiu apostar tudo na performance, esquecendo um pouco a eficiência energética. Resultando numa autêntica besta da performance na forma da GeForce RTX 3090. Afinal de contas, segundo todos os rumores e leaks, a nova RTX 3090 é 60~90% mais rápida em comparação com a ‘antiga’ RTX 2080 Ti.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.