Ainda se lembra da Nura? Há alguns anos atrás, tive a oportunidade de testar os Nuraphones, um par de auscultadores extremamente interessante, apetrechados de tecnologia, para pura e simplesmente oferecer o melhor som para si, e apenas para si.
Sim, o som era personalizado, tendo em conta as análises que os próprios auscultadores faziam aos seus ouvidos, e claro, o algoritmo proprietário da empresa. Muito resumidamente, a ideia era oferecer um par de óculos para os seus ouvidos!
Pois bem, em 2022, a Nura está de volta! Regressando com muita desta tecnologia, agora num ponto mais pequeno. A empresa quer agora apostar super popular mercados dos earbuds sem fios, com uma alternativa um pouco diferente. Será que vai ter sucesso?
Nura está a prometer rebentar com o mercado de earbuds em 2022!
Portanto, como deve saber, o mundo dos earbuds sem fios evoluiu de uma forma incrÃvel, naquilo que não foram mais que 4~5 anos. Hoje em dia, não é muito difÃcil meter as mãos num produto barato, e decente ao nÃvel da performance… Mas uma experiência personalizada, com muita qualidade de música à mistura? Isso ainda é bastante complicado.
Pois bem, ao que tudo indica, a Nura tem uma arma secreta para se distinguir das milhentas fabricantes deste espaço, que aparece agora na forma dos NuraTrue Pro. Um par de earbuds que vão chegar primeiramente a partir de uma campanha Kickstarter, e estão a ser posicionados como uma oferta topo de gama, e como já deve ter percebido, muito diferente daquilo que podemos encontrar nas prateleiras, das mais variadas fabricantes.
Como vai ser o preço? É a Nura capaz de competir com gigantes como a Sony, Bose, Apple, Huawei, ou Samsung?
O preço é alto, com a empresa a apontar para os 329$. O que claro está, muito se deve à crise de componentes, e problemas nas cadeias de distribuição de materiais e produtos finalizados. Contudo, durante a campanha, é possÃvel meter as mãos num par de NuraTrue Pro a “apenas” 199$.
Design
Ao nÃvel do tamanho, são bastante compactos, e na verdade, muito diferentes daquilo que é o design tradicional do mundo dos earbuds, ao contarem com uma superfÃcie de toque muito ampla. Isto não só garante menos falhas nos comandos por toque, como também dá todo um outro estilo ao produto.
A caixa é um pouco grande, um pouco maior relativamente aquilo que as grandes destes mercado andam a fazer, como é o caso da Sony, que reduziu de forma muito significativa o tamanho das suas caixas de transporte. Mas, e isto é importante, o tamanho deverá garantir muita bateria (+32 horas), bem como carregamento sem fios.
Performance
A Nura promete separar melhor os instrumentos, bem como a parte vocal de qualquer música, especialmente se utilizar um serviço capaz de oferecer música lossless (aptX), o que curiosamente retira o Spotify imediatamente da equação. (Onde está o plano lossless prometido em 2020!?)
Além disto, a empresa também promete um cancelamento de ruÃdo lÃder de mercado, baseado num algoritmo adaptativo, capaz de se transformar em qualquer ambiente. Em paralelo, também vamos ter acesso a Spatial Audio.
Conclusão
Em suma, 329$ parece caro, com os 199$ a parecerem muito mais apetecÃveis (o mesmo preço dos LinkBuds S da Sony). Mas vamos esperar pela nossa unidade de teste para tirar uma conclusão decente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Conhece a Nura? O que pensa sobre este produto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!