Ao preço a que está a gasolina e o gasóleo todos procuramos novas formas de poupar combustível. Afinal de contas quanto mais ele durar melhor é. No entanto, por vezes, o barato sai caro e algumas técnicas que determinadas pessoas utilizam pode levar a grandes problemas e sobretudo a acidentes. Vamos então olhar para o que nunca deve fazer para conseguir poupar combustível.
Atenção! Nunca faça isto para conseguir poupar combustível!
O Hypermiling ou em português a Hiper-Quilometragem é quando alguém tenta fazer o maior número de kms com o carro, gastando o mínimo possível. Apesar de existirem técnicas seguras, existem outras que devem ser evitadas a todo o custo.
Drafting: uma das formas mais utilizadas para conseguir poupar combustível
Esta técnica, desconhecida para alguns, envolve conduzir perto de outro veículo, normalmente uma carrinha ou camião. Na prática utiliza-se o corpo do veículo dianteiro para proteger o nosso próprio carro do vento e assim reduzir a resistência. O grande problema desta técnica é que os tempos de reação e a distância de travagem são severamente reduzidos, tornando mais provável uma colisão se o carro à frente abrandar repentinamente. Aliás conduzir colado a alguém dá origem a 5% das colisões de trânsito, enquanto a travagem súbita representa mais 5% dos acidentes.
Coasting
Esta é outra técnica potencialmente perigosa. Algumas pessoas desligam o motor enquanto estão em movimento. No entanto, isto pode cortar energia às assistências de direção e travagem, e potencialmente ativar o bloqueio de direção. Nestes casos mais vale tirar o pé do acelerador e deixar o carro deslizar.
Seja como for a maioria dos carros automáticos já têm este sistema para poupar recursos. Tudo é feito de forma automática e sem colocar em risco a vida de ninguém.
Conduzir demasiado lentamente
Costuma-se dizer nem 8 nem 80. Ao conduzir muito lentamente pode acabar por dar origem a acidentes e ainda dar origem a sentimentos menos simpáticos por parte dos outros condutores.
As melhores formas de poupar combustível sem colocar em risco a vida de ninguém é manter o carro em boas condições, respeitas os limites de velocidade e sobretudo, nos carros manuais, trabalhar bem com as mudanças. Ou seja evitar aquelas situações em que a rotação sobe muito pelo facto de irmos em quarta quando podíamos ir em quinta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!