Número VIN: o que é e para que serve este número do seu carro

Se é proprietário de um automóvel é provável que já tenha ouvido falar do número VIN, embora muitas pessoas o desconheçam. Durante décadas, estas colecções de 17 dígitos serviram de identificação para veículos de todas as formas e tamanhos que são únicos para cada unidade individual. De facto, este número contém muitas informações importantes sobre o seu veículo. Os dois primeiros dígitos revelam o local onde se fabricou. O terceiro indica o fabricante, os quatro a oito revelam a marca, o tamanho e o tipo do motor, o nove é o código de segurança, o 10 é o ano, o 11 revela a fábrica de montagem e os 12 a 17 são o número de série. Mas onde é que ele se encontra?

O número VIN pode encontrar-se em alguns sítios diferentes

A procura do número VIN do seu veículo não tem de ir muito além do próprio veículo. Existem vários locais no seu carro onde pode procurar o seu número VIN, incluindo debaixo do canto inferior do para-brisas do lado do condutor, na ombreira da porta do lado do condutor, debaixo do capô na parte da frente do bloco do motor e na parte da frente da estrutura do carro, no caso de alguns carros mais antigos. Por vezes, pode mesmo encontrar-se por baixo do banco do passageiro da frente.

Mesmo sem ter em mãos o carro para o qual precisa do número VIN, há formas de aceder a ele. Deve conseguir encontrá-lo nos principais documentos relacionados com o carro, como o título, o formulário de registo e a apólice e o cartão de seguro. As informações sobre o aluguer e a sua nota promissória também devem incluir o número VIN.

motor do carro a sobreaquecer, imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer

É realmente necessário?

O número VIN contém muitas informações sobre a origem do veículo, a marca e o motor, mas não é só para isso que serve. Pode ser consultado para revelar o histórico de serviços e reparações do automóvel, bem como se já recebeu um título de salvado. O VIN facilita a pesquisa de recalls de segurança anunciados, e pode ser usado para afetar as suas taxas de seguro. Se o seu veículo esteve envolvido num acidente considerado grave por uma companhia de seguros, pode acabar por ter um prémio de seguro mais elevado. Em alternativa, o seu VIN pode ajudá-lo a poupar dinheiro no seu carro, em vez de apenas lhe custar mais através do seguro.

Em geral, um VIN não é um segredo, por isso não é invulgar que se dê quando um carro está à venda. Desta forma, os potenciais compradores podem usá-lo para pesquisar o carro e a sua história antes de desembolsar o dinheiro para o comprar. Se estiver a tentar vender através de um mercado automóvel online, exige-se frequentemente que inclua o VIN no seu anúncio exatamente por esta razão. Ainda assim, não o deve dar a qualquer pessoa, pois há pessoas de má-fé que o utilizam para fins nefastos. Entretanto a clonagem do VIN, em que alguém altera documentos utilizando um VIN aleatório para roubar um automóvel, está longe de inédita, daí que valha a pena experimentar algumas das dicas para evitar que o seu automóvel seja roubado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também