Em 2022, comprar um smartphone BBB (Bom, Barato e Bonito), na gama alta, é infelizmente extremamente difícil. Ao fim ao cabo, quase tudo aumentou de preço, mas não necessariamente de qualidade, como é o exemplo do Galaxy S22 Ultra, que apesar de extremamente apelativo, e de continuar a vender que nem pãezinhos quentes, chega ao mercado com 8GB de memória RAM, ao mesmo exato preço da versão do ano passado, que por sua vez contava com 12GB de memória LPDDR5.
São pequenas coisas que infelizmente passam ao lado dos consumidores, mas que acabam por mudar muita coisa, e marcam o ritmo de todo o ecossistema. Por isso, para evitar aproveitamentos das grandes marcas, talvez faça sentido olhar para outras fabricantes, menos conhecidas, que andam a fazer muita coisa bem.
Vamos ver o que vale o novo Nubia Z40S Pro?
Nubia Z40S Pro: O smartphone mais poderoso, e mais barato
Portanto, o Nubia Z40S Pro foi finalmente anunciado para o mercado Chinês, sendo assim o smartphone mais barato do mundo Android, equipado com um SoC Snapdragon 8+ Gen1. O mesmo exato SoC que dá vida ao smartphone europeu mais poderoso do mercado, o ASUS ROG Phone 6.
Qual é o preço? Bem… 500€! Vamos às especificações completas?
Pois bem, o Nubia Z40S Pro vem equipado com o já mencionado SoC Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1, um ecrã OLED de 6.67” (FHD+) capaz de chegar aos 144Hz, um brilho máximo de 1000nits, suporte a 100% da gama de cores DCI-P, e ainda conta com um sensor de impressão digital debaixo do ecrã.
Além de tudo isto, é possível chegar até um máximo de 18GB de memória RAM LPDDR5 e 1TB de armazenamento UFS 3.1. O arrefecimento de todo o sistema fica à responsabilidade de uma câmera de vapor de 3062mm2.
Entretanto, no campo da fotografia, que é onde estes aparelhos amigos da carteira costumam falhar, temos um sensor principal super interessante Sony IMX787 com 64MP e suporte a estabilização ótica de imagem, acompanhado por uma outra lente de 50MP ultra-wide, e ainda uma outra lente periscópica telefoto de 8MP, também com OIS.
A Nubia promete ainda o suporte à tecnologia NEOVision, para melhor processamento de imagem, tanto no módulo traseiro já mencionado, como também na câmera frontal de 16MP.
Já no campo da bateria, temos uma célula de 5000mAh com suporte a carregamento de 80W para a versão mais barata, e 4600mAh com suporte a carregamento de 120W para a versão mais cara. A diferença de preço não é incrível, e isto até representa mais escolha para o consumidor. Mas sou sincero, iria sempre optar pela versão com 5000mAh. Afinal, 80W é mais do que suficiente, e os 400mAh a mais podem fazer a diferença num dia mais longo.
Por fim, a nível de peso e dimensões, temos aqui um aparelho a pesar 205g, e 16.27 x 73.95 x 8.05mm.
Vamos encontrar este aparelho no mercado Europeu?
Infelizmente, ainda não está confirmado. Mas caso não venha este Nubia, vem o RedMagic 7S Pro, que é exatamente a mesma coisa, da mesma exata fabricante, só que com um nome diferente.