Caso ainda não tenha reparado, várias fabricantes de computadores portáteis andam a falar muito de um “novo” componente, que é o NPU (Neural Processing Unit). Mas, o NPU tem muito pouco de “novo”, visto que já anda a fazer das suas no mundo dos smartphones há algumas gerações.
Mas sabe o que é isto? É o componente que vai dar vida a uma nova era de Inteligência Artificial. Vai ser também por aqui que vamos ver as grandes evoluções tecnológicas da Samsung, Apple, Qualcomm, NVIDIA, AMD, Intel e MediaTek.
NPU vai revolucionar os portáteis. Sabe porquê?
Portanto, como já deve ter reparado, todas as grandes fabricantes de portáteis estão a renovar as suas gamas de produtos com muita Inteligência Artificial à mistura. Mas de onde vem toda esta “nova” capacidade? Vem da implementação de um NPU no CPU! É uma novidade que vai levar muito boa gente a trocar de portátil em 2024 e 2025.
Ou seja, se tem estado a ponderar a compra de um novo computador portátil, terá sem dúvida reparado que é cada vez mais comum ver modelos a apresentar capacidades NPU que se assemelham muito ao hardware que temos visto nos melhores smartphones do mercado.
A realidade é que, para adotar funcionalidades baseadas em IA realmente poderosas e eficientes, o NPU é essencial. Porque, este permite processador todos os dados em segurança no próprio dispositivo, sem ser necessária uma ligação à Internet. Mas vamos por partes.
O que é um NPU?
NPU significa Neural Processing Unit (unidade de processamento neural). Este pequeno componente é dedicado à execução de funções matemáticas associadas às tarefas de rede neural/aprendizagem automática/IA.
Dito isto, embora possam ser chips autónomos, estes estão cada vez mais integrados diretamente num SoC, juntamente com outros componentes críticos como é o caso do CPU, GPU e memória RAM.
O NPUs é dedicado a acelerar a aprendizagem automática, também conhecida como tarefas de IA. Aliás, os NPUs vêm em várias formas e tamanhos e muitas vezes são chamados de algo ligeiramente diferente, dependendo do quem desenvolveu e produziu o chip. Este pequeno componente é já possível de encontrar em diferentes aparelhos espalhados pelo panorama dos smartphones.
Afinal, a Qualcomm tem o Hexagon nos seus processadores Snapdragon, a Google tem as suas TPUs para a Cloud bem como os seus chips Tensor móveis, isto enquanto a a Samsung tem a sua própria implementação para o Exynos.
Entretanto, a ideia está agora a ganhar força no espaço dos computadores portáteis e PC.
Por exemplo, existe o Neural Engine no mais recente Apple M4, o Hexagon da Qualcomm na plataforma Snapdragon X Elite, e a AMD e a Intel começaram a integrar NPUs nos seus mais recentes chipsets.
Porquê a necessidade de um NPU?
É possível processar algoritmos baseados em IA num CPU. Porém, esta não é a melhor maneira de fazer as coisas, porque o CPU não é o chip mais poderoso e eficiente para este tipo de processamento. Sendo a Inteligência Artificial algo que tem de ser muito rápida e eficiente nas suas respostas, faz mais sentido utilizar um tipo de chip que seja completamente focado neste tipo de processamento.
Ou seja, enquanto o CPU é capaz de fazer tudo mas não é ideal para nada, um NPU só faz isto, mas é incrível nesta tarefa.
Aliás, o NPU é essencial para colmatar um dos maiores defeitos da IA atual, que é o seu processamento na Cloud. A IA precisa de muitos dados, muitos deles “pessoais”, por isso, limitar o envio e receção de dados sensíveis é uma das prioridades das equipas de engenharia.
Em suma, processamento local é preferível, e para isso acontecer, é necessário um NPU.
Vai dar força a uma gigantesca onda de “upgrades”!
O hardware antigo, ou seja, smartphones antigos, portáteis antigos, podem… Claro… Ter acesso à IA. Porém, sem NPUs, a sua performance e capacidade de acesso à nova era vai estar sempre limitada.
É exatamente por isso que tudo indica estarmos perante uma gigantesca onda de atualização de hardware! Isto tanto no lado dos smartphones, como também no lado dos portáteis. A IA parece ser apenas uma “moda” nos dias que correm. Mas não se deixe enganar, com o passar do tempo, vai ficar apenas mais importante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!