Novos Radares Portugueses estão a falhar lá fora!

Há alguns dias atrás, noticiámos que estávamos prestes a dar as boas vindas a um tipo totalmente novo de radar em Portugal, os de velocidade média. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vai instalar pelo menos 10 numa primeira fase, em vários pontos críticos.

Como dissemos na altura, este tipo de radar funciona de forma um pouco diferente, porque em vez de medir a velocidade num único ponto, vai ter em conta o tempo da sua viagem entre dois pontos, de forma a aferir a média de velocidade. Como é óbvio, se esta média for superior ao limite de velocidade naquela zona, leva multa.

É uma forma inteligente de controlar velocidade, especialmente em zonas mais caóticas, e/ou perigosas. No entanto, este radar está a falhar lá fora, e até já começou a ser removido noutros países, como é o caso de França.

Novos Radares Portugueses estão a falhar lá fora!

Fonte: redspeed-int.com

Portanto, os Radares de Velocidade Média não são de todo uma grande novidade na Europa. Aliás, já existem em França há mais de uma década. No entanto, são radares que parecem estar a falhar na sua missão, e como tal, estão a ser removidos ou trocados por outros. Porquê? A resposta é muito simples… Não dão dinheiro suficiente para o dinheiro que custam!

Ou seja, são radares caros no ato da aquisição, e também caros no ato da manutenção. Afinal, além do registo da velocidade, estes radares também têm de conseguir capturar, e registar, a matricula de cada veículo que passa, para posteriormente fazer a média da velocidade real entre os 2 pontos.

Além disso, devido ao facto de estarem bem sinalizados, são também radares que não resultam em muitas multas. Os condutores apenas têm mais atenção, e por isso são mais cumpridores. O que claro está, deveria ser sempre o objetivo de um radar. Mas… Todos nós sabemos que o objetivo real é dar dinheiro, e não proteger os condutores.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também