Novos radares de velocidade média não são caça à multa!

Muito se tem falado da chegada dos novos radares de velocidade média e do facto de representarem uma verdadeira caça à multa. No entanto, isso chega a estar longe da verdade. Trata-se sim de prevenção rodoviária, até porque caça à multa é algo que é feito de formas bem diferentes.

Novos radares de velocidade média não são caça à multa!

Todos os radares que estão a ser implementados nas estradas seja de velocidade média ou não, têm uma característica. Estão todos devidamente assinalados. Assim isto significa que todos sabemos da existência deles e só levamos multa para casa se quisermos, se não dermos conta de algum sinal, ou no caso de o Waze não estar a funcionar bem. Ou seja, somos sempre alertados. Ou seja, bem longe da tradicional caça à multa a que muitas pessoas estavam habituadas.

radares caça à multa

Agora o que de algum modo ainda se pode incluir nesta designação, são os radares escondidos em determinadas estradas onde claramente até se poderia conduzir a mais velocidade uma vez que existem condições de segurança e visibilidade para isso. Aí e sem se aperceber, o condutor acaba por receber uma multa em casa com que nem se quer estaria a contar.

Seja como for é verdade que os radares de velocidade média exigem cuidados redobrados. O sistema de funcionamento é simples. Os radares normais apanham-no ao registar a velocidade a que vai quando passa por eles. Os de velocidade média não. Têm um radar de início, digamos assim no ponto A e um radar de fim no ponto B, alguns quilómetros à frente. Ora verificando o tempo que levou a percorrer essa distância é possível perceber a que velocidade ia. Ou seja, aquilo do desacelerar antes de chegar ao radar deixa de ter qualquer efeito.

Veja onde estão e como fugir aos radares de velocidade média!

Ou seja, tem de ter cuidado durante todo o percurso entre o primeiro radar, e o segundo radar.

Quais as localizações dos novos radares

Se vive em Lisboa tem de ter especial cuidado com a A9 ou dito de outra forma a CREL. Aí será uim dos pontos principais a serem controlados. No entanto há mais. Tem de ter também muito cuidado na EN10. O mesmo com a EN6-7 e também com a IC19.

Já no caso do Porto os novos radares serão implementados na A3.

No caso de Santarém teremos os radares na A1. Já em Setúbal, na EN10, EN378, EN4 e IC1.

Em Évora estão na A6 e IP2, em Beja na IC1 e em Coimbra na A1 e EN109.

Como escapar aos novos radares

A boa notícia é que o Waze já nos ajuda a não sermos apanhados na curva.

A mudança que tem de fazer

Os utilizadores devem usar a voz “Português (PT) Amália” ou “Português (PT) Afonso” nas definições de som da app Waze para ouvir o alerta. Esta voz sintetizada (TTS / Text-To-Speech) permite aos utilizadores do Waze ouvir os alertas de aproximação aos novos radares de velocidade média em Portugal. Claro que para isto temos também indicações de vias e nomes de ruas.

Assim carregue no símbolo do menu hambúrguer do lado esquerdo. A seguir escolha a opção definições. A seguir carregue em Som.

Entretanto depois em voz certifique-se que está escolhido PT Amália ou PT Afonso.

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Para além disso quando ativar isto, também passar a receber alertas sobre os 175 locais identificados pela ANSR. Isto com a mensagem: “Atenção! Zona de acidentes! Dê prioridade à vida!”

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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