Quando começamos a tirar a carta de condução, descobrimos rapidamente que a liberdade que um veiculo é capaz de oferecer, vem agarrada a um conjunto enorme de regras. Afinal de contas, com tantos condutores na estrada, todos eles diferentes, é preciso ter muito controlo sobre o que está a acontecer, de forma a garantir a segurança de todos.
Regras essas, que se não forem cumpridas, são ‘castigadas’ com coimas!
Assim, como é óbvio, a forma mais fácil de fugir às “multas” é estar e andar com tudo legal. Mas o que hoje está dentro da lei, amanhã poderá deixar de estar… Como se sentiria, se eu lhe disser que já começaram testes em “radares” de ruido… Pois é agora também procuram descobrir se anda com excesso de ruido nas estradas!
Muito resumidamente, estamos a falar de um radar que será capaz de captar o ruído do seu veiculo, em andamento!
A França é o país mais focado no novo sistema de fiscalização!
Antes de mais nada, saiba que este sistema já está a ser estudado há alguns anos. Aliás, em França, já existem “radares” instalados desde 2019. No entanto, até aqui tudo estava inoperacional. O que aparentemente vai mudar dentro em breve.
Afinal, segundo novas informações, o novo sistema vai começar a funcionar em pleno em Nice, Lyon, Bron e até em Ruiel-Malmaison e Villeneuve-le-Roi.
Curiosamente, para os veículos 100% elétricos isto não vai afetar em nada. A exclusão acontece pelas razão mais óbvia… A ausência de ruído.
Curioso sobre como tudo funciona?
Em poucas palavras, a coisa é muito similar ao radar de velocidade. Basicamente, tudo consiste numa fotografia ao veiculo transgressor, se por acaso o radar apanhar o excesso de ruído, face ao limite legar.
A lei que regula tudo isto existe há bastante tempo, podendo ser encontrada no Regulamento N.º540/2014. Aqui, é onde vai encontrar os limites de ruído permitido para os automóveis e motociclos.
Tenha em atenção que os novos radares devem chegar já em 2022 e 2023.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!