Os processadores baseados na arquitectura Zen da AMD receberam excelentes criticas no ano passado, fazendo com que a empresa voltasse à corrida contra a gigante Intel, o que pelos vistos motivou a empresa a fazer ainda mais e melhor !
Ao usar esta arquitectura a AMD está determinada em entrar “numa nova era para processadores embebidos de alta performance”, ao lançar as novas linhas de processadores Ryzen Embedded V1000 e Epyc Embedded 3000.
Os processadores Ryzen e Epyc são equiparáveis à famÃlia Intel Core e Intel Xeon, em que o primeiro serve para atacar o mercado de consumidores e o segundo para atacar o mercado profissional e de servidores.
Ao aumentar a sua oferta nestas duas frentes, a AMD aumenta a sua força no mercado de PCs, portáteis e ainda o mercado de redes e servidores, armazenamento e soluções industriais, que a empresa diz que vai desde casinos a infra-estruturas de comunicação profissionais.
Vice Presidente da AMD, Scott Aylor, explica que:
“Os EPYC Embedded 3000 aumentam a fasquia para a próxima geração de virtualização de funções de rede e aplicações de redes de armazenamento, isto enquanto o Ryzen Embedded V1000 oferece uma performance gráfica brilhante num único chip, poupando espaço e energia para sistemas médicos, sistemas gaming e sistemas industriais”
Ryzen V1000
Ao juntar a arquitectura de CPU Zen com a arquitectura de GPU AMD Vega num único chip, a empresa afirma conseguiu criar o seu APU mais poderoso de sempre, o Ryzen Embedded V1000.
Estes Ryzen oferecem até 4 núcleos de processamento fÃsicos e ainda 11 unidades de computação gráfica por chip, resultando nuns impressionantes 3.6 TFLOPS, isto de acordo com a AMD.
Outros números publicados pela empresa dizem que estas novas soluções conseguem oferecer mais do dobro da performance em comparação com as gerações anteriores, e ainda três vezes mais performance gráfica em comparação com a concorrência.
Epyc 3000
Os Epyc Embedded 3000 foram pensados para serem altamente escaláveis, oferecendo entre 4 a 16 núcleos fÃsicos, cada um deles disponÃvel com a opção de Hyperthreading.
Estes processadores conseguem oferecer até 2.7x mais performance por dólar, isto em comparação com qualquer processador no mercado e o dobro da conectividade da concorrência.
Estes números apenas serão confirmados quando a AMD lançar estes novos processadores, que já estão em fase avançada de produção.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!