Novos dobráveis da Samsung não são resistentes ao pó

A Samsung revelou finalmente o Galaxy Z Fold 6 e o Galaxy Z Flip 6 ontem, e uma das actualizações que mais se destaca é a mudança de uma classificação IPX8 para uma classificação IP48. No entanto, esta nova classificação não significa que os novos dobráveis da Samsung sejam resistentes ao pó.

Novos dobráveis da Samsung não são resistentes ao pó

O primeiro dígito de uma classificação IP corresponde à proteção contra a entrada de objetos sólidos. No entanto, a comissão por detrás do sistema de classificação IP observa que o “4” numa classificação IP48 significa que o dispositivo só está protegido contra objetos de tamanho igual ou superior a 1 mm (por exemplo, fios). Escusado será dizer que o pó é muito mais pequeno do que isso.

Isto significa que não deve deixar cair o seu novíssimo telemóvel dobrável Samsung na terra ou na areia. De facto, as letras pequenas no próprio site da Samsung mencionam que o Galaxy Z Fold 6 e o Z Flip 6 não são resistentes ao pó ou à areia. No entanto, esses dobráveis ainda apresentam total resistência à água, portanto, podem sobreviver a uma imersão na água.

Em comparação, os dobráveis 2023 da Motorola apresentavam uma classificação IP52. Isso significa que estavam protegidos contra poeiras. No entanto da parte da água, apenas classificados para resistência a respingos. Os Razrs 2024 da Motorola abandonaram essa classificação em favor de uma classificação IPX8. Isto significa que são totalmente resistentes à água, mas não são classificados para proteção contra poeiras.

Escusado será dizer que é realmente pena que ainda seja assim. No entanto, com o passar do tempo esperamos que os compradores de smartphones dobráveis não tenham que escolher entre resistência à água e poeiras em 2025. Por isso, esperamos que a Samsung, a Google, a HONOR e outras marcas estejam a trabalhar em dispositivos com classificação IP58 ou IP68.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também