É cada vez mais inegável que o foco das empresas automóveis está atualmente virado para as soluções e implementações de tecnologia elétrica nos novos veículos. No entanto, a grande maioria dos entusiastas ainda prefere ouvir o roncar de um motor a combustão!
Dito isto, a Toyota voltou agora a surpreender com o seu novo GR Yaris, um verdadeiro pocket-rocket desportivo preparado para o Rally!
Ou seja, a fabricante Toyota decidiu utilizar da melhor forma possível o limitado espaço deste pequeno Yaris. Desta maneira conseguiu não só chegar aos 257 cavalos de potência, como também ainda o equipou com tração às 4 rodas.
O novo Toyota GR Yaris vai estar disponível em duas versões!
Quanto aos preços, já sabemos que o modelo base do Toyota GR Yaris irá rondar um valor de 34.700€ e se decidir optar pela variante GR Yaris Circuit Pack o preço ronda os 38.750€.
O Toyota GR Yaris junta-se ao novo Toyota GR Supra, mas saiba que apesar de co-desenvolvidos pela mesma equipa os dois carros foram focados em aspetos distintos!
Por outras palavras, o Toyota GR Supra é um modelo focado e desenvolvido para as pistas de corridas “normais”… Enquanto que, o Toyota GR Yaris foi desenvolvido com o foco para o rally, algo que a fabricante garante ser o que muitos entusiastas agradavam ansiosamente.
Dito isto, as diferenças entre o Yaris comum e o GR Yaris são enormes! Afinal de contas, este modelo utiliza uma plataforma diferente, um teto mais baixo, apenas disponível com 3 portas e umas linhas trabalhadas e focadas para ajudar na aerodinâmica.
Toyota GR Yaris utiliza imensa fibra de carbono e alumínio para reduzir o peso!
Apesar de ser pequeno a empresa quis oferecer algo realmente capaz de envergonhar “grandes” máquinas. Para isso acontecer a redução do peso é algo deverás necessário de acontecer, assim a equipa que desenvolveu o carro utilizou imensa fibra de carbono e o alumínio, alcançando assim o peso máximo de 1280kg.
Curioso para saber o que move o novo Toyota GR Yaris?
Provavelmente sim. Então segure-se, é que este modelo está equipado com um motor turbo 1.6L de 3 cilindros que é capaz de produzir uns impressionantes 257 cavalos e 360nm de torque.
Para aplicar toda esta potência ao solo, este carro utiliza uma IMT (Inteligent Manual transmission), ou seja, uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades inteligente e a tração às 4 rodas GR-Four Sistem.
Em suma, o novo Toyota GR Yaris apesar do seu tamanho pequeno traz tudo o necessário para grandes feitos. Afinal de contas, a atenção ao pormenor é enorme e focada para tornar-lo num puro desportivo.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.