A Samsung está a desenvolver um novo headset de realidade aumentada topo de gama com a Google e a Qualcomm. Em agosto, as imagens do protótipo deste sistema foram divulgadas online, mostrando câmaras RGB de seguimento e um sensor de profundidade. Agora um novo rumor sugere que o dispositivo permitirá aos utilizadores cheirar ambientes e objetos virtuais. Vamos então olhar para o novo sistema de realidade aumentada da Samsung que vem com nariz.
Samsung: novo sistema de realidade aumentada vem com nariz!
De acordo com um tweet de um leakster de confiança e utilizador do X, @Tech_Reve, os auscultadores Samsung XR apresentarão uma densidade de pÃxeis ultra-alta de 3.000 ppi. Tal como os auscultadores Vision Pro da Apple, dizem que suportam o seguimento das mãos. Entretanto este sistema XR irá incorporar o cheiro para tornar tudo ainda mais real.
Não está claro se o dispositivo será capaz de detetar cheiros do ambiente real ou se contará com tecnologia de sÃntese avançada para produzir cheiros artificiais. Se for o último caso, seria um avanço significativo, uma vez que nenhuma grande empresa de eletrónica de consumo conseguiu adicionar uma replicação de cheiro funcional a um headset VR ou AR.
Espera-se que o headset funcione com um processador Qualcomm XR, ao contrário dos rumores anteriores de que o chip Exynos 2200 da Samsung o alimentaria. Também utiliza um sistema operativo desenvolvido em conjunto com a Google.
Também foi dito que o novo sistema será revelado no LSI Tech Day da Samsung. Este evento será realizado em 5 de outubro em San Jose, onde a empresa discutirá tecnologias futuras, como IA ou 5G.
Samsung’s XR is very intriguing. It seems to have drawn a lot of inspiration from Apple’s Vision Pro. They are considering adding support for touch and even smell(!), and related technology is set to be unveiled at LSI Day. The display specs are also impressive, with over 3000ppi
— Revegnus (@Tech_Reve) September 11, 2023
Entretanto a Samsung não é estranha à indústria da realidade virtual. A empresa lançou vários modelos Gear VR de 2015 a 2017. Mas para isso era necessário um smartphone. Agora acredita-se que o novo sistema seja um verdadeiro dispositivo autónomo e não se limite apenas aos modelos Galaxy.
Juntamente com a Samsung e a Apple, a Microsoft é uma das empresas que mais investe no mercado de RA. Em 2021, conseguiu um contrato de 10 anos para fornecer estes equipamentos para os militares.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!