Cuidado! Novo Radar vê se tem cinto ou vai ao telemóvel!

Hoje em dia muitas pessoas queixam-se frequentemente da quantidade de radares que estão a ser colocados nas estradas. Sobretudo porque alguns já têm a capacidade de analisar a velocidade média e não só. No entanto as coisas vão ficar muito piores para quem furar alguma regra. Isto porque um novo radar vê se tem cinto ou vai ao telemóvel!

Cuidado! Novo Radar vê se tem cinto ou vai ao telemóvel!

Se isto lhe parece ficção científica acredite que não é. De facto, já há até radares em funcionamento. O primeiro radar com inteligência artificial foi instalado e pode espiar os condutores dentro dos automóveis.

Crédito: Chris Eades

O radar “4D” e as câmaras de super-resolução da unidade de 10 polegadas são capazes de detetar condutores ao telemóvel ou sem cinto de segurança – e podem também detetar se há demasiadas pessoas no interior do veículo.

Mas o novo radar faz muito mais do que isso!

Para além de aplicar multas por excesso de velocidade e desrespeito dos sinais vermelhos, até consegue verificar se o condutor em questão tem o seguro válido.

Como se isto não fosse suficiente pode monitorizar seis faixas de rodagem de noite e de dia e ser combinado com outras unidades para verificar as velocidades médias.

O primeiro radar chegou ao sul de Londres, como parte de um ensaio da Transport for London antes da aprovação pelo Ministério do Interior.

Entretanto este radar desenvolvido por uma empresa internacional vai fazer chegar este radar a outras partes do mundo.

Fonte: redspeed-int.com

O novo equipamento chama-se Redspeed Sentio, combina várias aplicações e conforme refere a empresa que o criou tem inteligência artificial no interior.

Algumas pessoas receberam esta novidade com agrado e consideram que pode ajudar a compensar a falta de polícia nas estradas. No entanto para outros este tipo de vigilância intrusiva e assustadora é excessivo. De facto, constitui uma ameaça à privacidade de todas as pessoas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também