Todos conhecemos a Mazda! São aqueles carrinhos citadinos relativamente baratos, nada de novo, certo? Não estão errados, mas eles têm o hábito de inovar! Quer dizer, foram eles que decidiram por carros a funcionar com “triângulos” em vez de cilindros!
A Mazda inova, mais uma vez !
Quando as grandes marcas começaram a reduzir o tamanho dos seus motores, ou seja, a optar pela utilização de 3 cilindros de cilindrada baixa com turbo, a Mazda manteve-se firme com os seus motores atmosféricos ‘Skyactiv’, de 4 cilindros.
Aposta que mantém até hoje, com o novo ‘Skyactiv-X’, prometendo um motor a gasolina tão, ou até mais, eficiente que um motor a diesel!
A marca acredita que os carros elétricos não são a única resposta para o futuro, o que até explica o porquê do primeiro carro 100% elétrico da Mazda só ser lançado em 2019.
Tudo isto numa aposta de que os carros de combustão interna ainda têm muito para dar, antes de estarmos prontos para a eletrificação total dos veículos motorizados.
Imaginem a fusão de um motor a Diesel com outro a Gasolina, em que o resultado é um motor com as vantagens dos dois lados !
A Mazda afirma que, com este motor, iremos ter o melhor de dois mundos, mas como é que é possível?
Bem, é tudo devido ao sistema HCCI “Homogenous Charge Compression Ignition”, ou seja “Ignição por compressão com carga homogénea”, que permite que a combustão seja feita pela alta taxa de compressão do motor, tal como num motor a Diesel.
“Então porque é que isto ainda não foi feito antes?”
Bem, ouve várias marcas que tentaram, como a Volkswagen ou a Daimler (grupo Mercedes) mas infelizmente nunca saiu do laboratório. Isto porque a gasolina não é estável o suficiente em altas compressões para utilizar o mesmo método que os motores a diesel, correndo mesmo o perigo de explodir.
No entanto, a Mazda desenvolveu um sistema em que monitoriza o motor, decidindo quando é que utiliza, ou não, a faísca da vela, reduzindo assim os consumos, independentemente da utilização que está a ser dada.
Este sim, é o futuro do motor de combustão!
Vejam aqui um vídeo que explica melhor a teoria do Skyactive-X!
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