Apple: chegou o novo Macbook Pro de 14 e 16 polegadas!

A Apple apresentou o evento de hoje para apresentar ao mundo o novo MacBook Pro de 14 e 16 polegadas. O novo MacBook Pro chega com o chip M1 Pro com 8 núcleos de alto desempenho e 2 núcleos de alta eficiência. Temos também uma gráfica com 16 núcleos e 32 GB de RAM. Há também um modelo com o chip M1 Max que duplica a RAM e a GPU.

Apple: chegou o novo Macbook de 14 e 16 polegadas!

Tanto os modelos de 14 polegadas como os de 16 eram atualizações muito esperadas, sobretudo depois do que a Apple conseguiu fazer com o MacBook Pro 13 que utiliza o M1 e foi lançado no ano passado. O chip M1 da Apple foi um grande salto em termos de potência em comparação com os computadores da geração anterior que usavam chips Intel. Agora tudo está ainda melhor ou deverei dizer mais rápido?

Macbook Pro 16 14

O design do MacBook Pro também foi redesenhado, agora com molduras mais finas, embora com uma monocelha que integra a webcam. A webcam é agora 1080p em oposição à 720p. O ecrã tem mais pixéis e suporta a tecnologia ProMotion de 120Hz. Consiste num painel Mini-LED que deve dar-lhe melhores níveis de contraste em comparação com o ecrã LCD IPS nos modelos anteriores do MacBook.

Macbook Pro 16

Entretanto o MacBook Pro conta agora também com uma porta HDMI, leitor de cartões SD e MagSafe para carregamento magnético.

Apesar de a Apple ter trazido de volta algumas funcionalidades que certamente serão apreciadas pelos utilizadores, abandonou oficialmente a Touch Bar que se estreou em 2016. O Touch Bar era uma barra elegante que mostrava atalhos, emojis, controlos multimédia e outras funções semelhantes. Agora as teclas F1-F12 estão de volta.

Macbook Pro 16

Entretanto pela primeira vez, o novo MacBook Pro está disponível com um tamanho de 14.2 polegadas. De 16 já existia.

Há um total de 3 portas Thunderbolt 4 disponíveis, e até a saída dos auscultadores foi atualizada. O MagSafe regressa com uma potência superior, mas ainda pode utilizar as portas Thunderbolt, se quiser.

Modelos com dois chips diferentes

Tanto o modelo de 14 polegadas como o de 16 estão disponíveis com chip diferentes. Assim é possível optarmos pelo M1 Pro ou pelo M1 Max.

O Apple M1 Pro é um chip de 5nm que conta com um total de até 10 núcleos. Oito desses são de alto desempenho, enquanto os outros dois são de alta eficiência. Entretanto a gráfica integrada no M1 Pro também conta com até 16 núcleos. Esta é uma melhoria notável sobre o M1 original que tinha 8 núcleos gráficos no total. Pode dizer-se que o M1 Pro promete até 70% melhor desempenho ao nível do processador e o dobro do desempenho gráfico em comparação com o M1.

Apple M1 Pro

Tal como no chip M1 original, a memória continua integrada.

Mas o novo chip suporta mais RAM. Entretanto temos configurações até 32GB com um total de 200GB/largura de banda. Outro pormenor é que o novo M1 Pro integra 33,7 mil milhões de transístores, mais do dobro do valor do M1.

Apple M1 Pro, Macbook Pro 16

Por outro lado, o chip M1 Max é mais potente. Baseia-se essencialmente no M1 Pro para oferecer mais desempenho para máquinas topo de gama. O M1 Max é o maior chip que a Apple já desenvolveu e conta com 57 mil milhões de transístores. Olhando para os números é 70 por cento mais rápido do que M1 Pro e 3,5 vezes mais do que M1. Utiliza o mesmo CPU de 10 núcleos que o M1 Pro, mas adiciona uma gráfica com 32 núcleos em vez de 16. Apesar de todo este poder consome menos 100watts de potência.

Claro que as opções com o M1 Max são mais caras, mas também temos direito a mais memória e maior desempenho.

Os novos portáteis já estão disponíveis para encomenda. O MacBook Pro de 14 polegadas está disponível a partir de 2349 Euros. Isto para a versão com chip M1 Pro. Quem quiser o M1 Max vai ter de pagar mais 500 Euros.

No caso do Macbook Pro de 16 polegadas custam 2849 Euros, no caso da versão com chip M1 Pro e 512GB de armazenamento.

Quem quiser a versão com chipset M1 Max terá de pagar mais 230 Euros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também