Com o passar dos anos os automóveis começaram a ganhar cada vez mais peso e os culpados são eletrificação e os SUVs que tiveram um grande impacto nisto. No entanto, existe sempre uma fuga à regra e o novo BMW M5 conseguiu ser diferente, mas para pior ou melhor?
Ora bem, novo BMW M5 foi apresentado ainda na semana passada com imensa potência debaixo do capô!
A grande ou digamos a pesada novidade da BMW traz ao mercado a sua nova motorização hibrida plug-in que utiliza um incrível motor V8 a gasolina. No entanto, apesar da incrível potência este automóvel não conseguiu ofuscar o seu peso aos entusiastas. Afinal, estamos “apenas” a falar de 2.445 kg ou praticamente mais 450 kg que o seu antecessor.
Novo BMW M5 ficou muito mais pesado, mas tem razões para isso!
A nova interação deste modelo é agora ainda maior em todos os sentidos, com 5.096 milímetros de comprimentos, 1.970 mm de largura e 1510 mm de altura. Ou seja, mais de 10 cm mais comprido, mais de 7 cm de largura e 4 cm de altura que o BMW F90 anterior. Aliás, até quando comparado ao BMW Serie 5 em que está baseado, este M5 consegue superar as suas dimensões e tudo isto com uma maior distância entre eixos.
Em poucas palavras, tudo isto devia desculpar o imenso peso extra, certo? A verdade é que sim, mas não em quase meia tonelada de peso.
Ainda assim, as informações comparativas continuam com as mudanças de motor entre modelos. Onde, o BMW Serie 5 550e xDrive conta também com uma motorização eletrificada e o motor B58, um motor 3.0L turbo de seis cilindros em linha. No entanto, o novo BMW M5 conta com uma motorização muito maior e mais um turbo em comparação. Estamos a falar do motor S68, um bruto V8 de 4.4L que alem de mais cilindros e tamanho, também conta com mais um turbo.
Curiosamente, a capacidade elétrica entre ambos é semelhante, 18.6 kWh para 550e e 19.4 kWh para o M5.
BMW X4 chegou ao fim da linha!
Preocupado com o peso?
Pois bem, saiba que a BMW já tem uma nova variante Station Wagon maior em construção do novo M5, a tendência é ser ainda mais pesado. Contudo, apesar de todo o peso a fabricante informa que garante uma distribuição quase “perfeita” de 50/50 para garantir a condução desportiva de qualidade.
Já falando em condução e performance combinado da nova motorização do M5 é o suficiente para garantir 727 cv de potência e 1.000 nm de binário!
Desta potência total a empresa informa que 585 cv e 750 nm são provenientes do incrível motor V8 biturbo de 4.4L.
Em suma, reduzir o peso ou tamanho do novo BMW M5 nem estava em cima da mesa com a chegada em força da eletrificação. Ainda assim será tudo mau? A verdade é a BMW oferecer o melhor dos dois mundos nesta oferta, um incrível motor V8 para os mais puristas da condução e a ajuda elétrica necessária para tornar o modelo super-pesado ainda mais ágil na estrada e na pista.
Ademais, o que pensa sobre o novo BMW M5 2025? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!