O Waze está para durar e apesar de muitos acharem que é uma questão de tempo até ser integrado no Google Maps, a verdade é que são produtos diferentes. Aliás é por esse motivo que o Waze continua a receber muitas novidades. A Google quer que os utilizadores continuem interessados nesta aplicação. No entanto a verdade é que nem todas as ideias representam boas ideias. De facto, as pessoas estão todas a desativar uma novidade no Waze que à partida parece ser muito útil. Consegue adivinhar qual?
Estão todos a desativar uma das novidades do Waze! Porquê?
Com a última atualização do Waze esta app recebeu funcionalidades há muito esperadas e melhorias significativas na navegação que tornam cada segundo que passa na estrada mais seguro. Uma delas é o suporte para alerta de lombas. É que na verdade elas agora estão em todo o lado e os mais distraídos podem dar verdadeiros voos se forem a carregar no pedal.
Como sabe, o objetivo é fazer com que os condutores abrandem. Mas há momentos em que o condutor não as vê por várias razões, como o mau tempo. A sinalização rodoviária também está muitas vezes ausente, tornando impossível para a pessoa ao volante antecipar a lomba na estrada mesmo à frente do carro.
Todos nós já passámos por isso. Bater numa lomba não é o fim do mundo, mas certamente não é algo que queira fazer regularmente. A segunda grande consequência é a travagem brusca, uma vez que alguns condutores carregam no pedal do travão quando vêem a lomba literalmente metros à sua frente. Os avisos de lombas no Waze são uma adição fantástica.
Mas então o que faz com que as pessoas estejam a desativar esta função em massa?
A grande questão não está na função do Waze. É que as cidades estão a apostar na introdução de cada vez mais lombas! De facto, em algumas ruas, chegamos a ter cinco ou seis. E isto com um intervalo de poucos metros.
Entretanto as lombas podem rapidamente tornar-se redundantes, desnecessárias e irritantes, porque continuam a aparecer no ecrã nos mesmos locais vezes sem conta. Vai a conduzir e recebe uma notificação no ecrã da aproximação de uma lomba. Depois de passar a lomba, aparece outro aviso no ecrã, a informar acerca de outra lomba à frente. E por aí fora. Ora, o alerta bloqueia o valioso espaço do ecrã, o mapa e o que acontece à volta, acabando por anular o principal objetivo do Waze. As aplicações de navegação devem ser fáceis de utilizar, simples e práticas. Devem ajudar o condutor durante o tempo que passa ao volante, e não assumir o controlo de toda a experiência. É errado pensar que o facto de enviar spam ao condutor com informações torna a estrada mais segura e mais previsível. De facto, até pode tornar a experiência de condução mais stressante.
Onde o Waze pode melhorar?
Infelizmente, o Waze não permite que os utilizadores desactivem as lombas separadamente. A empresa integrou-as num grupo chamado “características permanentes da estrada” (a mesma categoria é conhecida como “perigos permanentes da estrada” entre os editores de mapas), por isso, se quiser desativar as lombas, também perderá outros avisos.
Assim o Waze precisa de uma funcionalidade que impeça a aplicação de emitir avisos de perigos que o condutor já conhece, se as suas rotas anteriores incluírem os mesmos locais. A empresa também poderia corrigir esta falha agrupando notificações semelhantes. No caso de lombas consecutivas, o Waze deveria apresentar uma notificação a avisar o condutor de “duas lombas à frente”, em vez de emitir um alerta separado para cada perigo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!