Condutores não querem esta novidade no Google Maps!

A maior mudança no Google Maps ultimamente é uma expansão para o território do Waze. Embora ainda não existam provas de que as duas aplicações se possam fundir para criar uma aplicação de navegação tudo-em-um, o Google Maps foi atualizado com funcionalidades que o tornam uma alternativa completa ao Waze. Ambas as aplicações são propriedade da mesma empresa – a Google – e a resolução da lacuna de funcionalidades entre elas faz sentido quando o plano a longo prazo é uma potencial fusão. Mas o que está a levar os utilizadores a ameaçarem deixar o Google Maps?

Novidade leva utilizadores a ameaçarem deixar o Google Maps!

No entanto, a Google tem várias razões para manter as duas aplicações separadas e independentes. Incluindo potenciais questões antitrust que resultariam do facto de que a fusão das opções de navegação mais populares no mercado tornaria impossível aos rivais competir com o gigante das pesquisas.

Deixando de lado toda a especulação que circula na Internet, é óbvio que a Google está a tornar o Google Maps mais parecido com o Waze. Além disso, a empresa começou a importar mais dados de trânsito do Waze. Assim os utilizadores do Google Maps começarão a ver relatórios de câmaras emprestados da aplicação de navegação de trânsito.

o impensável aconteceu no google maps mas há uma solução! 

Embora a Google não esteja a tentar substituir o Waze pelo Google Maps, a empresa sabe que os dados são fundamentais. Assim trazer mais informações de trânsito à distância de um toque tornou-se uma prioridade. No entanto, alguns utilizadores não gostam desta abordagem e afirmam que estão prontos para abandonar o barco se a Google não desfizer as últimas alterações.

O sistema de relatório de incidentes no Google Maps existe desde 2019, quando a empresa de pesquisa o lançou em dispositivos móveis.

Este ano, esta função recebeu uma grande reformulação, chegando ao CarPlay e, eventualmente, ao Android Auto. O lançamento nesta plataforma ainda está em suas fases iniciais.

O sistema de comunicação de incidentes não se baseia exclusivamente na comunicação de perigos pelos utilizadores. Assim necessita também da confirmação das comunicações apresentadas pelo resto da comunidade. Tal como o Waze, o Google Maps apresenta avisos de confirmação que pedem aos condutores para confirmarem a presença de determinados perigos, permitindo assim que todos contribuam com dados para melhorar a experiência de navegação.

Mas qual é o grande problema?

Por exemplo, o Google Maps pode apresentar uma mensagem a perguntar se “ainda estão a decorrer obras aqui?”, exigindo um toque numa de três opções: sim, não ou não tenho a certeza. O mesmo acontece com todos os tipos de perigos de apoio, incluindo acidentes e engarrafamentos.

como adicionar um ponto de paragem no google maps

O problema é que as pessoas afirmam que a apresentação de uma mensagem no ecrã os impede de ver informações de navegação essenciais. Especialmente quando precisam de fazer uma curva.

Uma mensagem de confirmação a obstruir uma próxima curva é obviamente uma grande falha. Assim os utilizadores são muitas vezes tentados a interagir com estas janelas pop-up especificamente para as fazer desaparecer. Não gostam desta abordagem, que sentem que lhes é imposta. Assim estão prontos a mudar para outra aplicação, a menos que a Google desfaça estas alterações.

Todos sabemos que isso não vai acontecer e que o motor de comunicação de incidentes veio para ficar no Google Maps. Embora o número de utilizadores que se queixam desta funcionalidade e que pedem que a Google ofereça uma navegação mais limpa, simples e direta esteja a aumentar, o gigante das pesquisas continua a investir na melhoria do Google Maps neste sentido. Os utilizadores afirmam que o pedido de confirmação exige que interajam com os seus telefones, o que é “inseguro e distrai”.

Entretanto, há também utilizadores que acreditam que a comunicação de incidentes e o velocímetro fazem do Google Maps uma aplicação de navegação quase perfeita. As duas funcionalidades estão agora disponíveis no CarPlay, pelo que os utilizadores que utilizavam anteriormente o Waze têm uma boa razão para mudar.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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