Como deve saber, o standard PCIe 5.0 está prestes a dar um ar da sua graça com o lançamento da novíssima plataforma da Intel, que por sua vez, vem de mãos dadas com a nova geração de processadores Core 12000 Alder Lake-S.
Placas, que aparentemente, vão obrigar a uma renovação muito significativa do sistema de alimentação.
As novas gerações de placas gráficas vão consumir… E bem!
Portanto, a próxima geração de placas gráficas, baseada no standard PCIe Gen5, vai também utilizar um novo conector de energia. Afinal, segundo o reputado Igor’s Lab, o novo conector, com o nome “12VHPWR”, vai contar com 16 pinos, sendo capaz de passar até um máximo de 600W de energia para a placa gráfica.
É um novo conector, que em princípio, apenas irá funcionar em placas gráficas baseadas no standard PCIe 5.0, não sendo compatível com nada para trás. Vai assim substituir os atuais cabos de 8 pinos e 4 pinos, o que por sua vez significa que vamos ver uma mudança também ela muito significativa, nas novas fontes de alimentação, que vão ter de trocar de cabos.
Dito tudo isto, segundo a especificação da PCI-SIG, cada pino é capaz de chegar aos 9.2A, ou seja, um total de 55.2A a 12V . Isto, na teoria, até resulta em mais de 600W de potência (662W), no entanto, segundo o ‘leaker’, o conector vai estar limitado aos 600W.
Curiosamente, o design até já foi implementado no mercado, vindo da Amphenol ICC. Já está à venda no site da empresa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que todo este acréscimo de potência irá resultar em placas ainda mais sedentas de energia elétrica? O foco atual não deveria estar na eficiência em vez da performance pura e dura? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.