Esqueça o e-mail as ameaças chegam pelo Calendário!

Atualmente já nos habituámos a lidar com as ameaças que chegam por e-mail. De facto, temos de tudo. Phishing, spam, é só escolhermos. De facto, as situações são tantas que até podemos dizer que já conseguimos lidar com elas com alguma facilidade. Inclusivamente vejo muitas pessoas a detectarem com bastante eficácia quando se trata de algo verdadeiro ou falso. É por esse motivo que os criminosos andam à procura de novas formas de enganarem as pessoas. Assim para além do e-mail as grandes ameaças chegam pelo calendário.

Esqueça o e-mail as ameaças chegam pelo Calendário!

A Google está atenta a isto e como tal acabou de adicionar uma proteção de spam ao calendário que está agora disponível por defeito.

Isto faz todo o sentido. É que na prática o spam é mais fácil de gerir quando se limita à caixa de entrada de e-mail. No entanto quando aparece no calendário ou em qualquer outra app pode ser mais difícil de detectar.

ameaças Calendário

Assim no caso dos dispositivos Android e não só o Calendário da Google é sem dúvida a melhor app para gerir o nosso dia. No entanto surgiu um problema. Através de e-mails especiais começou a ser possível criar lembretes de eventos falsos que estavam sempre a aparecer e a enviar-nos para links perigosos.

A Google tentou várias vezes corrigir este problema, mas sem sucesso. Pelo menos até agora. Dito isto temos agora uma nova forma de lutar com as ameaças que chegam ao Calendário.

ameaças Calendário

Esta manhã, alguns utilizadores do Calendário da Google acordaram com um pop-up na aplicação alertando-os para um filtro de spam ativado por defeito. Quando o sistema da Google encontra automaticamente convites de calendário enviados para o endereço Gmail por alguém com quem nunca comunicou eles ficam automaticamente bloqueados. Mas calma, se for de alguém fidedigno tem sempre a hipótese de responder ao mesmo e adicioná-lo ao seu calendário.

Esta novidade chegou o ano passado. O problema é que ao contrário do que a Google pensava a maioria das pessoas não a ativou.

Apesar de agora estar ativada por defeito continuamos a poder escolher mostrar os eventos ou não, dependendo de quem partem. Se forem de pessoas conhecidas é uma coisa, se for de desconhecidos é outra. Estes filtros são inteligentes e lembram-se de todas as pessoas com quem já interagimos. Assim não ficamos sem receber contactos importantes.

ameaças Calendário

Mas este não é um problema exclusivo do Android. De facto a situação é tão complicada que no caso dos iPhones até se fala de vírus do Calendário. No entanto, no caso de não utilizar ao Calendário da Google, também se consegue ver livre dele.

Na realidade nem é muito complicado.

Como resolver o problema num iPhone

remover vírus calendário iphone

Como é que funciona?

Em primeiro lugar e apesar de ser conhecido como vírus este denominado spam do Calendário não é realmente vírus. É uma conta de calendário falsa que pode ter sido adicionada durante a visita a um site pouco fiável. No entanto as pessoas chamam-lhe vírus por causa da forma como ele age.

Geralmente escondem-se em pop-ups e e-mails pedindo para confirmar algo, e uma vez que o faça, subscreve involuntariamente um calendário de spam. As subscrições de calendário chegam como links .ics. É por isso que temos de ter muito cuidado.

O melhor que pode fazer para evitar este spam irritante é afastar-se de sites obscuros. Se tiver de visitá-los, deve geralmente seguir formas de evitar esquemas de phishing, porque os métodos que os criminosos utilizam para aceder ao calendário do seu smartphone são bastante semelhantes ao phishing.

Os sinais

O sinal mais óbvio que o seu Calendário tem spam são notificações persistentes. O outro são eventos suspeitos a aparecerem. Entretanto também pode verificar as suas subscrições

Como este spam utiliza contas de subscrição do Calendário também pode verificar as suas subscrições para saber se existe alguma que não se lembre de ter adicionado.

Como acabar com esta situação

Em primeiro lugar corra o calendário no seu iPhone. Depois carregue em Calendários na parte inferior da página.

remover vírus calendário iphone

Veja se tem alguma coisa na secção calendários assinados. Clique no i à frente desse calendário e na nova janela escolha remover. Entretanto também o deve reportar.

Fazendo isto as notificações chatas devem acabar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também