Nova versão do Gboard parte o teclado ao meio nos tablets

A aplicação Gboard da Google está a receber uma nova atualização em versão beta que inclui um layout de teclado dividido especificamente concebido para tablets Android. Lembro que em Junho de 2022, foi introduzido um teclado dividido para dispositivos dobráveis que permitia aos utilizadores escrever com maior facilidade em ecrãs que expandiam.

Nova versão do Gboard parte o teclado ao meio nos tablets

A funcionalidade de teclado dividido tem como objetivo melhorar a comodidade e a ergonomia da escrita em tablets. De facto, a verdade é que utilizar tablets maiores com uma única mão e escrever simultaneamente no ecrã pode ser um desafio para os utilizadores. O “teclado dividido” do Gboard divide o teclado em duas metades, permitindo aos utilizadores escrever com facilidade utilizando os polegares, mesmo quando seguram o tablet com as duas mãos.

Nova versão do Gboard tablets

No entanto, com a implementação da funcionalidade pelo Gboard, tem duas opções de disposição. Assim, uma em que o teclado permite exatamente a mesma quantidade de teclas em cada lado, resultando em teclas repetidas em ambos os lados, ou outra em que é dividido no corte sem quaisquer teclas repetidas. Este comportamento pode ser controlado a partir das definições do Gboard. Para isso é só ir às preferências.

Embora os teclados divididos já estejam disponíveis há algum tempo, espera-se que esta versão do Gboard proporcione uma experiência de utilização mais suave e intuitiva. Especialmente para quem utiliza tablets Android. Este novo layout já está disponível para alguns utilizadores do Galaxy Tab S8 que estão a executar a última versão da aplicação beta do Gboard (versão 12.9.21).

Claro que podemos agradecer ao próximo lançamento do Pixel Tablet por esta actualização. Isto porque a Google fará tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar a experiência do tablet Android e assim incentivar as vendas. A última vez que a Google arriscou criar e comercializar o seu próprio tablet foi em 2018. Isto com o Pixel Slate que funcionava com o ChromeOS. No entanto, essa aposta não funcionou muito bem.

Felizmente, a Google reviu esta decisão e colocou todos os seus esforços nos tablets Android.

Embora o Pixel Tablet ainda não tenha chegado, até agora as escolhas de interface do utilizador feitas – incluindo o teclado dividido – fazem muito sentido. Assim pode ver em todo o crescente ecossistema de dispositivos da Google.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também