Nova PlayStation Portátil pode fazer sentido com isto!

Sim, é verdade que a nova consola portátil da Sony vai ser um pouco diferente comparativamente às velhas PSP e PSVita, visto que não vai ser capaz de jogar os seus próprios jogos, nem vai ter capacidades de renderização próprias.

Vai tudo funcionar através da Internet, tendo como foco a muito popular PlayStation 5. Algo que claro, desanimou os jogadores, eu incluído, visto achar que existe muito potencial para a Sony criar algo um pouco no meio daquilo que a Microsoft e a Valve estão a fazer. O quê? Uma espécie de Steam Deck, com um nível de performance similar à Xbox Serie S, que iria ser capaz de jogar todos os jogos que a PS5 é capaz de executar, bem como muita da biblioteca Sony PlayStation do passado. Isto seria absolutamente incrível!

Mas, se acha que a Q-Lite faz pouco sentido se precisar de estar sempre ligada à PS5, temos novidades para si. É que a Sony está a pensar fazer uma grande aposta no streaming, tendo como base esta nova consola portátil. A Q-Lite não precisa de estar ligada à PS5, apenas precisa de estar ligada à Internet para jogar toda a biblioteca Sony PlayStation.

Nova PlayStation Portátil pode fazer sentido com isto!

Portanto, o streaming de jogos ainda está numa fase estranha… O Google Stadia desapareceu, isto enquanto os projetos da NVIDIA e da Microsoft continuam a evoluir ao seu próprio ritmo, mas ainda longe de serem considerados “coisas” mainstream neste mundo dos videojogos.

Pois, mas isto pode mudar num futuro muito próximo, com a Sony novamente interessada na ‘Nuvem’. Ao fim e ao cabo, apesar de uma ronda de despedimentos recente, a Sony está agora a contratar (22 vagas) para o mundo do streaming de jogos na nuvem. Uma estratégia que muito provavelmente começa a fazer sentido com o lançamento desta nova consola.

Afinal, com a Q-Lite nas mãos, e com uma subscrição ativa ao PlayStation Plus, os jogadores têm acesso a todo o tipo de jogos, desde os tempos da PS1, até aos mais modernos e complexos tempos da PS5. Isto sem ter de usar a PS5, que pode estar sossegada, desligada, no móvel da sua sala.

Porém, volto a dizer, se o foco da Sony com esta Q-Lite é o streaming e o Remote Play, o preço tem de ser o “correto”. A consola precisa de uma subscrição à PS Plus. Precisa de uma PS5 associada. Além de tudo isto, não tem capacidades de renderização próprias! Sendo na sua base, um ecrã acompanhado com um esquema de botões. Tem de ser boa e barata. Caso contrário, não estou a ver como poderá ter sucesso.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também