Utilizadores aflitos com a nova notificação do Google Chrome!

Vários utilizadores estão aflitos com a nova notificação que o Google Chrome começou a apresentar. Na prática indica que o browser vai começar a apresentar anúncios com base em dados retirados do histórico de navegação do utilizador. Ou seja, não é nada bom para quem tem sérias preocupações com a privacidade.

Utilizadores aflitos com a nova notificação do Google Chrome!

Na prática, o Chrome anota tópicos de interesse com base no histórico de navegação das últimas semanas. Mais tarde, um site que visite pode pedir ao Chrome os seus tópicos para personalizar os anúncios que vê. O Chrome partilha até 3 tópicos, protegendo o histórico de navegação e a identidade do utilizador.

No entanto, o browser elimina automaticamente os tópicos com mais de 4 semanas. À medida que continua a navegar, um tópico poderá reaparecer na lista. Ou pode bloquear tópicos que não quer que o Chrome partilhe com sites.

É claro que as pessoas não estão a gostar. Muitos utilizadores estão preocupados com a sua privacidade e não querem que a Google siga o seu histórico de navegação nas suas costas, mesmo que não tenham conhecimento disso.

Por isso, se quiser livrar-se disto de uma vez por todas, não se preocupe porque pode resolver.

Utilize o menu de três pontos do lado direito do Chrome e escolha a opção Definições.

A seguir, na nova janela, escolha a opção Privacidade dos Anúncios.

notificação do Google Chrome

A seguir é só dar um clique em tópicos de anúncios e verificar que a opção está desligada.

notificação do Google Chrome

Se estiver a pensar trocar para outros browsers por causa disto, cuidado. O Microsoft Edge é um concorrente próximo, mas não é melhor. O browser, que é o padrão no Windows 11, foi recentemente apanhado a exibir anúncios aos utilizadores, incentivando-os a mudar o seu motor de busca padrão para o Bing. Isto levou a algumas preocupações com a privacidade, bem como à frustração dos utilizadores que nem sequer querem utilizar o Bing.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também