Nova geração de smartphones vai “comer” bateria!

Como deve saber, a Apple é a única fabricante de momento a ter acesso ao processo de produção de 3nm da TSMC.

A gigante Norte-Americana entrou com o dinheiro, e conseguiu um acordo de quase exclusividade durante 1 ano, o que por sua vez, na prática, até resulta em mais do que 1 ano, visto que os primeiros smartphones Android equipados com processadores de 3nm só deverão chegar ao mercado em Dezembro de 2024.

Mas, os 3nm não vão salvar nada nem ninguém! Aliás, ao que tudo indica, a nova geração de processadores Snapdragon 8 Gen4 da Qualcomm, muito provavelmente devido à troca de estratégia de divisão de núcleos de processamento, e claro, uma maior aposta em Inteligência Artificial, vai precisar de mais bateria para manter os mesmos níveis de autonomia que tão bem conhecemos no mundo Android.

Nova geração de smartphones vai “comer” bateria!

s24, iphone, smartphones

Portanto, o ecossistema está a mudar, e como tal, a exigência de consumo de energia também está a evoluir no mundo dos smartphones. Os processadores vão mudar um pouco em 2024, e nem a passagem para os 3nm consegue equilibrar a balança.

Ou seja, fabricantes como a MediaTek e Qualcomm vão apostar em mais núcleos de alta performance, em mais memória RAM, em GPUs mais poderosos, e também em NPUs capazes de lidar com toda a inteligência artificial em desenvolvimento ou já em implementação, e isso vai resultar em maiores consumos de energia.

Sendo exatamente por isto que as muitas fabricantes Android já se preparam para equipar os seus smartphones com baterias maiores, apesar e só para manter o mesmo nível de autonomia das gerações de 2023 e 2024.

No caso da Samsung, já se fala na implementação de baterias de 5500mAh no novo S25 Ultra, o que por sua vez significa uma aumento de capacidade de mais ou menos 500mAh. Isto deve ser replicado por todas as outras fabricantes.

É uma má notícia?

Mais bateria é sempre bom, não?

Mais ou menos, vai sempre depender da implementação de cada fabricante.

Ainda assim, normalmente, baterias maiores precisam de mais espaço, e são mais pesadas. Por isso, isto vai resultar em aparelhos mais grossos, mais altos ou mais largos. Além disso, esta mudança também poderá ter impacto no peso de cada aparelho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também