As notificações mantêm-nos ligados e informados, mas se as deixar acumular, podem rapidamente tornar-se esmagadoras. A Google parece reconhecer esta dificuldade e pode estar a trabalhar numa solução com uma nova funcionalidade chamada Notificações agrupadas, possivelmente a chegar no Android 16.
O que são as notificações agrupadas?
Esta funcionalidade, descoberta pela primeira vez por Mishaal Rahman no Android 15 QPR2 Beta 2 no mês passado, tem como objetivo organizar as notificações em categorias. Pense no sistema de classificação de e-mails do Gmail, mas para as notificações do seu telemóvel. Neste momento, o Android agrupa as notificações por aplicação, o que ajuda um pouco, mas não resolve o problema da sobrecarga de notificações.
As notificações agrupadas pretendem corrigir isso, categorizando os alertas em temas como Promoções, Notícias, Social e Recomendações. Pelo menos, é o que sugere a captura de ecrã partilhada por Rahman. É semelhante à forma como o Gmail classifica automaticamente os e-mails em separadores como Principal, Social e Promoções, tornando mais fácil concentrar-se no que interessa.
A funcionalidade também silencia e organiza as notificações nestas categorias para uma experiência menos distractiva. No entanto, parece que este agrupamento pode sobrepor-se às definições de notificação específicas de uma aplicação, o que pode ser um incómodo para quem está habituado a afinar os seus alertas.
Ainda há muito trabalho a fazer
É importante notar que esta funcionalidade está longe de estar pronta. Está enterrada nas definições, está desactivada por defeito e ainda não foi totalmente implementada. É provável que a Google ainda esteja a testar e a aperfeiçoar o seu funcionamento. Não é claro quando – ou se – esta funcionalidade receberá luz verde para testes beta mais alargados. Como tal não sabemos quando é que os utilizadores poderão ter uma experiência prática.
Por enquanto, tudo o que temos é uma captura de ecrã e uma ideia básica de como a funcionalidade poderá funcionar. Embora seja interessante imaginar como poderá tornar as notificações mais fáceis de gerir, é igualmente claro que a funcionalidade irá provavelmente sofrer alterações significativas antes de ser implementada.
A necessidade de uma personalização mais profunda
Idealmente, a Google deveria permitir uma personalização mais profunda para que os utilizadores possam definir as suas categorias ou ajustar a forma como as notificações são ordenadas. Resta é percebermos o que vai acontecer.