Ainda se recordam de Nosy, um dos jogos mais aterradores dos Ășltimos anos, senĂŁo de sempre? Aquando do seu lançamento, em Setembro de 2020, jogĂĄmo-lo intensamente (Ă s escuras, como Ă© de bom tom), e confirmĂĄmos que era de facto perturbador.
Nosy 128K – Um dos jogos mais aterradores dos Ășltimos anos
A sua mecĂąnica inovadora, nomeadamente com a passagem para a dimensĂŁo alternativa (Inferno) atravĂ©s de uma simples tecla, criava um efeito brutal e assustador, levando-nos a contar os segundos (seis) que levava atĂ© voltarmos Ă dimensĂŁo “terrena”. Bem, “terrena” nĂŁo Ă© a palavra certa, pois todo o ambiente de jogo era fantasmagĂłrico e sinistro, pouco aconselhĂĄvel aos mais impressionĂĄveis.
Depois, a história de Nosy estava muito bem contada e o jogo com uma implementação exemplar.
Apenas pecava por ser curto e relativamente fĂĄcil, pelo que o terminĂĄmos rapidamente, ansiando por mais um arrepiozinho na espinha. Pois esse arrepiozinho chega agora, com a versĂŁo 128K, que mais que duplica a extensĂŁo do jogo, e com a inclusĂŁo de material adicional de grande qualidade, como seja o “Nosy Notebook”.
Este bloco de notas, com umas impressionantes 39 pĂĄginas, todas magnificamente ilustradas, Ă© o guia fundamental para se conseguir avançar na aventura sem grandes sobressaltos. Eu disse sobressaltos? Pois, menti… Sobressaltos Ă© aquilo que irĂĄ haver mais a quem se atrever a carregar o jogo.
Desde o inĂcio que andamos com o coração nas mĂŁos. Assim que o jogo carrega, imediatamente temos que dar corda aos sapatos, pois dois demĂłnios correm em nossa perseguição. Existem trĂȘs saĂdas, mas duas estĂŁo bloqueadas, pelo que Ă© fĂĄcil de encontrar a correcta. A partir daĂ, o melhor Ă© rezarem juntamente com a irmĂŁ de Nosy, Clementine, uma alma atormentada mas que dĂĄ bons conselhos. NĂŁo sabem o que fazer? O “Nosy Notebook” estĂĄ ai Ă mĂŁo…
Relativamente Ă versĂŁo 48K, os extras sĂŁo imensos.
Desde logo as magnĂficas ilustraçÔes que acompanham o desenrolar da aventura e que vĂŁo dando o mote para as maldades com que nos vamos deparando. Sim, o mal paira no ar, e as imagens que Javier Fopiani criou ingame sĂŁo do melhor (e mais sinistro… e mais assustador…) que jĂĄ se viu no ZX Spectrum. SĂŁo agora 25, qual delas a melhor.
A mĂșsica, tal como todo o ambiente criado Ă volta do jogo, Ă© assustadoramente boa. Existem oito novas melodias, 16, se considerarmos as versĂ”es orquestradas. E os efeitos sonoros sĂŁo de arrepiar… Nota adicional: para mĂĄximo efeito aquando da voz sintetizada, escolher no emulador o modo +2A ou +3.
Mas o mais importante Ă© que o jogo tem agora quatro fases, sendo que apenas a terceira fase jĂĄ existia (corresponde Ă versĂŁo 48K do jogo). Ou seja, temos trĂȘs novas fases, e se a primeira Ă© pequena, apenas criando o ambiente para a restante aventura, a segunda estĂĄ recheada de enigmas e quase que por si sĂł fazia um jogo. Quanto Ă quarta e Ășltima fase, Ă© o culminar da aventura e tem uma mecĂąnica um pouco diferente e com surpresas pelo meio. Esta fase, se jogada atĂ© ao fim, permite aceder a um dos finais. No entanto, se optarmos por nĂŁo o fazer e terminarmos como fazĂamos com a versĂŁo 48K, tambĂ©m Ă© possĂvel acabar o jogo, surgindo um outro final um pouco mais “coxo”.
De realçar ainda as quatro fases serem bastante distintas entre si, criando uma diversidade que agarra o jogador atĂ© ao fim. NĂŁo sĂŁo excessivamente difĂceis, antes pelo contrĂĄrio, a partir do momento em que o enigma Ă© resolvido ou percebemos a forma de ultrapassar o obstĂĄculo, o caminho torna-se bastante fĂĄcil. Ă um jogo assustador, mas de forma alguma frustrante.
Apresenta ainda algumas curiosidades…
Assim, quem for atĂ© Ă s campas, vai encontrar uma curiosas inscrição. Os gĂ©meos chamam-se Mo e Jon (derivado dos Mojon Twins). AliĂĄs, existem vĂĄrios anagramas durante o jogo, serĂŁo capazes de descobrir todos? E que dizer do menu inicial que, quando se escolhe a opção de controlo, a letras do teclado sĂŁo invertidas? Ă assim uma aventura recheada de enigmas, que nĂŁo se esgotam no prĂłprio jogo…
Como sabem, tambĂ©m nĂŁo voltamos a classificar os jogos quando existe uma versĂŁo melhorada do mesmo. Ă uma regra que seguimos desde o inĂcio, para evitar ter vĂĄrias notas para um dado jogo e criar confusĂŁo. No entanto, nĂŁo podemos deixar de dizer que se fĂŽssemos hoje classificar esta nova versĂŁo de Nosy, seria seguramente um Mega Jogo (nota 9).
Para obterem esta nova versĂŁo de Nosy, poderĂŁo aqui vir descarregĂĄ-la e dar uma pequena contribuição ao seu autor, mais que justo tendo em conta todo o trabalho que despendeu para nos presentear com esta maravilha…
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