Nokia lançou um tablet de 10.4” BBB (Bom, Bonito e Barato)

O regresso da Nokia ao mundo dos telemóveis, feito pelas mãos da HMD Global, teve obviamente muitos momentos altos, mas infelizmente, também teve uns quantos um pouco mais baixos.

Ainda assim, apesar de todos os problemas, a velha marca até foi capaz de arranjar um nicho de mercado muito interessante para si, nomeadamente nas gamas médias e baixas do mundo dos smartphones Android. Pois bem, parece que está na hora de apostar no mundo dos tablets! Um mercado que em tempos pandémicos, cresceu a bom crescer, e que verdade seja dita, precisa de bons produtos a bom preço.

Vamos ver o que vale o novo tablet da Nokia?

Nokia acabou de lançar um tablet de 10.4” BBB (Bom, Bonito e Barato)

Portanto, o Nokia T20 começa logo a bem, ao trazer para o mercado um ecrã de 10.4” (5:3) com a curiosa resolução de 1200 x 2000, revestido por um vidro de proteção sem nomes de marketing (como Gorilla Glass). Posteriormente, temos uma traseira de alumínio, o que ajuda imenso a dizer que estamos a falar de um aparelho premium, apesar de tal não se refletir no preço.

No campo das especificações técnicas, temos aqui um SoC um pouco estranho, mas aparentemente suficiente para o tablet budget da Nokia. O processador Unisoc T610, que por sua vez conta com dois núcleos de processamento Arm Cortex-A75, e ainda seis núcleos de processamento Cortex-A55, todos eles a 1.8 GHz. No campo do GPU, temos um Mali G52 MP2. Que verdade seja dita, pode sofrer um bocado em jogos, com a resolução nativa do ecrã escolhido pela Nokia.

Entretanto, no campo da memória e armazenamento, temos versões com 3 ou 4GB de memória RAM, e 32 ou 64GB de armazenamento interno. Dito isto, enquanto a RAM poderá parecer pouca, no campo do armazenamento temos suporte a cartões microSD até 512GB.

Por fim, temos ainda uma câmera frontal de 5MP e uma traseira de 8MP, nenhuma delas são extraordinárias, como é normal no mundo dos tablets.

Outras especificações incluem BT 5.0, entrada para auscultadores de 3.5mm, Wi-Fi 802.11ac, e GPS.

A bateria fica pelos 8200mAh, ou seja, entre 10 e 15 horas de utilização, dependendo do uso que dá ao tablet. O tablet tem suporte a carregamento rápido de 15W, mas a Nokia apenas oferece um carregador de 10W.

No campo do Sistema Operativo, temos Android 11, com a promessa de pelo menos dois anos de atualizações atempadas. O que seria muito porreiro, caso a Nokia fosse capaz de cumprir essas promessa… Algo que não fez até agora.

O preço começa nos 249€, para a versão com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. A versão de 3GB deverá andar pelos 199€.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também