Ainda se lembra do Nokia 9 PureView? Com um módulo traseiro de câmeras muito curioso, ao contar com 5 sensores, autofoco laser, e um flash? Pois bem, foi um smartphone que fez capas de jornal, muito graças ao seu design inovador, servindo também como bandeira do “regresso da Nokia” ao mundo dos telemóveis topo de gama.
Entretanto, caso já não se lembre, este smartphone foi lançado em 2019, tendo como base o SoC Qualcomm Snapdragon 845. No entanto, por alguma razão, a Nokia decidiu abandonar o seu suporte.
Ao seja, na altura em que muitos aparelhos já estão a receber o Android 12, foi agora confirmado que o Nokia 9 PureView não vai receber atualização para o Android 11.
Nokia: Um dos smartphones mais curiosos ficou sem Android 11
Portanto, verdade seja dita, o regresso da Nokia resultou no lançamento de vários aparelhos extremamente interessantes, nomeadamente na gama baixa e gama média do mundo Android. Mas o que realmente chamou a atenção dos consumidores, foi o lançamento do Nokia 9 PureView. Um topo de gama à séria, que prometia uma qualidade de captura de imagem completamente fora de série.
Ao fim ao cabo, este aparelho apostava num sistema Penta-Câmera para o seu módulo traseiro. Ou seja, 5 sensores de 12MP Carl Zeiss, o que naquela altura, já significava uma capacidade de gravação a 4K@30FPS.
Curiosamente, inicialmente, a Nokia até apostou forte e feio nas atualização dos seus smartphones, sendo considerada como uma das marcas que mais atualizações enviava para os seus aparelhos. Ao mesmo tempo que cumpria sempre a promessa de pelo menos 2 anos de atualizações atempadas. Mas, ao que tudo indica, existe uma exceção a esta regra… O Nokia 9 PureView.
Afinal de contas, o Android 11 deveria ter chegado ao aparelho no terceiro trimestre de 2021. Contudo, a Nokia (HMD Global) decidiu contra… Sabe porquê? Incompatibilidades do hardware, especialmente no campo das câmeras, com o Android 11 da Google.
Contudo, para compensar a desilusão, a Nokia está oferecer um desconto de 50% no Nokia XR20, ou outro aparelho da gama X, para quem comprou um Nokia 9 PureView no lançamento.