Não faça isto no seu browser ou pode ter problemas!

Atualmente os browsers são relativamente seguros. No entanto ao fazermos uma coisa que aparentemente não tem problema nenhum, podemos abrir uma grande porta de entrada para os criminosos e não só. Assim tenha mesmo muito cuidado e não faça isto no seu browser!

Não faça isto no seu browser ou pode ter problemas!

As extensões podem melhorar e muito o browser. No entanto, é preciso termos cuidado com o que instalamos. Tudo porque a maioria de nós não pensa duas vezes antes de adicionar extensões. Mesmo que não estejam disponíveis nas lojas oficiais e que sejam instaladas a partir de outros sites.

Exposição a riscos de segurança

O maior risco de utilizar extensões desconhecidas é o facto de poderem ser altamente inseguras ou até mesmo maliciosas. Um bom número destas extensões desconhecidas pode expô-lo a riscos de segurança, como malware, ataques de phishing e roubo de identidade.

chrome, aviso chrome, Google alerta Chrome, no seu browser

Algumas dessas extensões também podem vir com anúncios que podem redirecioná-lo para sites maliciosos e popups. Além disso, já houve muitas extensões que divulgaram dados de utilizadores no passado.

Podem tornar o browser mais lento

As extensões normalmente ajudam-no a acelerar o seu fluxo de trabalho. No entanto, a utilização de extensões desconhecidas pode muitas vezes ter o efeito oposto. A maioria dessas extensões desconhecidas não está otimizada para o desempenho. Normalmente, são desenvolvidas por empresas terceiras e, uma vez que não foram concebidas para serem totalmente compatíveis com todos os browsers, as falhas de desempenho são um problema comum.

Estes problemas surgem devido a fugas de memória e utilização de recursos extra. Ambas as coisas afetam significativamente o desempenho do seu browser. Um browser lento também leva a uma experiência de PC lenta em geral.

Por isso, se o seu browser ficar lento de repente e tiver instalado recentemente uma extensão desconhecida, então já conhece o culpado.

Preocupações com a privacidade

Muitas destas extensões desconhecidas são gratuitas, mas há um senão. Há um bom ditado na indústria tecnológica que diz que se algo é gratuito, você é o produto. Uma vez que estas extensões são gratuitas, a maioria delas encontrará formas maliciosas de ganhar dinheiro.

ciberataque, ciberataques, no seu browser

O método mais comum de o fazer envolve a recolha dos seus dados e a sua venda a anunciantes. As extensões normalmente fazem isso rastreando as suas atividades online, como o histórico de navegação, consultas de pesquisa e dados do site. Estas empresas desconhecidas podem então vender estes dados a anunciantes para publicidade direcionada.

Outro aspeto importante a ter em conta é que, quando instala uma extensão, está a conceder-lhe, sem saber, permissões aleatórias. Com estas, as extensões podem aceder à sua atividade, ficheiros ou mesmo à sua câmara.

Falta de suporte

A maioria dos browsers é atualizada com frequência e, com essas atualizações, surgem patches e pequenas modificações que alteram a funcionalidade geral. Na maior parte das vezes, as extensões têm de ser atualizadas de acordo com estas alterações para evitar problemas. Se não forem atualizadas automaticamente, irá deparar-se com falhas aleatórias, instabilidade do navegador e lentidão.

Problemas de compatibilidade

Como qualquer outra coisa, é sempre importante ler as avaliações antes de descarregar ou comprar qualquer software. É um dado adquirido ler as críticas quando está a comprar artigos físicos, mas as pessoas tendem a ignorar isto no caso dos downloads digitais.

Uma boa regra geral é descarregar apenas as extensões que tenham quatro estrelas ou mais. Se precisar mesmo de descarregar uma e esta tiver apenas três estrelas, leia as opiniões e verifique se os problemas que as pessoas relatam são graves.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também