No início do ano, 700 mil placas gráficas foram para os miners!

Muito se fala da crise de produção, e do ‘boom’ do mining das criptomoedas, mas tem noção do impacto? Segundo um novo estudo de mercado, estamos a falar de cerca de 700 mil placas gráficas a ‘fugir’ para as mãos dos miners. Basicamente 500 milhões de dólares de produto, só no primeiro trimestre do ano.

No início do ano, 700 mil placas gráficas foram para os miners!

rtx

Portanto, cerca de 25% de todas as placas gráficas enviadas para o mercado entre Janeiro e Março, foram parar a rigs de mining. A loucura foi tanta, que apesar de a grande maioria destas placas ter ido para sistemas de miners ‘profissionais’, tivemos muitos consumidores, ditos normais, a apostar na tendência.

Entretanto, apesar de o mining de criptomoedas ser um dos maiores fatores na subida no preço das placas gráficas, não é a única razão. O aumento de procura por tecnologia, e consequente escassez de componentes essenciais também teve um papel crítico. Isto já para não falar no aumento muito significativo das tarifas de todos os produtos eletrónicos produzidos na China. Curiosamente, o aumento de preço ainda nem sequer chegou ao fim… Afinal, a memória GDDR6 vai aumentar cerca de 10~15% em 2021, o que claro está, vai ser um custo que as fabricantes vão passar para o consumidor.

Claro que o recente ‘crash’ no mundo das criptomoedas trouxe um balão de oxigénio para o mercado, bem como o recente esforço da NVIDIA, que além de lançar uma gama de placas focada no mining, também limitou a performance em metade, de toda a gama de produtos. (A AMD não quer mexer na performance das placas, por acreditar que os consumidores podem e devem fazer o que bem quiserem com elas.)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também