A Nintendo Switch 2 tem estado nas bocas do mundo durante todo o final de 2023 e início de 2024. Afinal de contas, era esperado que a nova geração de consolas da gigante Japonesa desse um ar de sua graça já no Verão de 2024.
Porém, segundo informações mais recentes, não é isso que vai acontecer. A Nintendo Switch originalmente lançada em 2017 ainda vai ter de aguentar mais 1 ano de mercado. Curiosamente, não é por falhas nas linhas de produção da nova consola, mas sim porque a Nintendo quer garantir que tem muitos e bons jogos para o lançamento da sua nova versão.
Ainda assim, apesar do facto deste adiamento ser um pouco chato, podemos listar tudo aquilo que já sabemos acerca da nova consola da Nintendo, para perceber se vale a pena esperar, ou se talvez é melhor ideia optar por uma Lenovo Legion Go, ASUS ROG Ally, ou consola similar. Afinal de contas, o mundo das consolas portáteis está a mudar.
Nintendo Switch 2: Performance, Preço, Lançamento
Portanto, tudo indica que a Nintendo Switch 2 vai ser uma realidade apenas no primeiro trimestre de 2025, ou seja, entre Janeiro e Março do novo ano. O que pode ser interessante no lado dos jogos, mas é um risco no lado do hardware. Afinal, caso não saiba, as consolas portáteis que têm chegado ao mercado são apenas uma “primeira geração”.
A ASUS, Lenovo e MSI não vão seguir a estratégia que a Sony, Microsoft, Nintendo, e curiosamente também a Valve seguiu com a sua Steam Deck. Vão lançar novas versões das suas consolas o quanto antes, da mesma exata forma que também lançam novos portáteis todos os anos.
Sendo exatamente por isso que é boa ideia olhar para tudo aquilo que a Switch 2 vai trazer para cima da mesa! Afinal de contas, em 2017, a Switch não tinha qualquer concorrência neste espaço.
Hardware
A Switch 2 já tem o seu hardware finalizado desde 2022. Vamos assim encontrar um SoC NVIDIA Orion otimizado, com algumas particularidades da arquiteturas Lovelace. Ao que tudo indica, o processo de produção vai ser o de 8nm da Samsung, o que é estranho mas também acaba por fazer algum sentido. É um processo que está longe de ser o mais recente, poderoso ou eficiente, porém, está também muito mais barato, e tem muita capacidade de produção disponível.
Curiosamente, vários rumores apontam para uma tentativa da AMD de roubar a Nintendo como cliente. Mas, ao que tudo indica, existem grandes planos com a NVIDIA para o futuro.
Além de tudo isto, é esperado que a consola chegue com 16GB de memória RAM para igual a PS5 e Xbox Series X, bem como 512GB ou 1TB de armazenamento interno. O nível de performance real deve ser muito similar ao de uma Xbox Series S.
Quanto ao preço, ainda é complicado ter uma ideia, mas assumo que existam 2 versões (512GB // 1TB), a primeira a 399€, e a segunda a 499€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!