Depois de encerrar emuladores Nintendo Switch muito conhecidos como o Yuzu no início deste ano, a Nintendo passou à próxima fase. Desta vez a empresa está a direcionar a sua atenção para as comunidades de pirataria da Nintendo Switch em sites como o Reddit.
Num processo contra o modder da Switch James “Archbox” Williams, a Nintendo expôs como pretende atacar as “Lojas Piratas” que oferecem acesso ilegal a jogos e hardware do Nintendo Switch. O documento menciona especificamente um subreddit chamado SwitchPirates, do qual Williams era o principal moderador.
O subreddit, que se autodenomina “Uma comunidade de piratas, para piratas”, tem mais de 200000 membros. Embora não tenha links explícitos para conteúdo pirata, ainda está centrado em modding de hardware da Nintendo Switch, homebrews e, é claro, cópias piratas de jogos. Também foram criados vários servidores Discord, embora todos tenham acabado por ser encerrados por atividades ilegais.
Estas lojas estavam a vender consolas Nintendo Switch modificadas e pré-carregadas com jogos pirateados.
As medidas não são contra os utilizadores dos grupos
Para sermos claros, a Nintendo não está a planear tomar medidas legais contra os utilizadores destas comunidades. Serão sim contra as pessoas por detrás das lojas piratas.
Entretanto para os fãs da emulação, há um lado positivo. As alegações da Nintendo estão relacionadas com o facto de Williams e os seus associados venderem consolas e cartuchos Nintendo Switch modificados que vêm pré-carregados com jogos pirateados. Ou seja, não com a emulação em si. Por enquanto, a emulação e os ROMs para uso privado e pessoal continuarão a ser uma área legal cinzenta.
A luta da Nintendo contra a pirataria não é nova mas de facto tem vindo a intensificar-se nos últimos tempos. E não apenas contra os jogos da Switch mas também com roms de jogos mais antigos. Afinal de contas isto até faz sentido se considerarmos que a Nintendo lançou algumas controlas retro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!