Nintendo: Mario Kart Tour bate recordes nos dispositivos móveis

O Mario Kart Tour foi lançado a 25 de setembro e trata-se de um novo jogo para dispositivos móveis. Este título está disponível para download em dispositivos iOS e Android e, de acordo com a Sensor Tower, já é um sucesso.

Nintendo: Mario Kart Tour bate recordes nos dispositivos móveis

Uma semana após o lançamento, Mario Kart Tour já foi descarregado 90 milhões de vezes. Quase 60% deles, ou cerca de 53,5 milhões, ocorreram na plataforma Android da Google. Já o iOS representou 36,5 milhões de downloads. Estes números dão à Nintendo o seu maior lançamento até agora. Lembro que o segundo jogo mais popular da empresa é o Animal Crossing: Pocket Camp, que gerou 14,3 milhões de downloads no primeiro período de 7 dias, cerca de seis vezes menos que Mario Kart. Entretanto o outro jogo da Nintendo, Super Mario Run, ocupa o terceiro lugar, com 13 milhões de downloads durante a primeira semana.

Mario Kart Tour

Entretanto e apesar da popularidade do último jogo da Nintendo, está longe de ser o número um em termos de receita. O Mario Kart Tour gerou12,7 milhões de dólares em receita nos últimos sete dias. Já Super Mario Run arrecadou 16,1 milhões de dólares. Por outro lado, o Fire Emblem Heroes, que foi descarregado apenas 8,1 milhões de vezes durante a sua primeira semana, conseguiu 28,2 milhões de dólares em compras no aplicativo.

Sem surpresa, os utilizadores do iOS representam a maior parte da receita – 9,6 milhões de dólares, o que se traduz em 75,5%. Já no Android gerou um lucro de apenas 3,1 milhões, ou 24,5% do total.

Mas afinal em que consiste este jogo? Pelo nome já sabemos quase tudo. No entanto, vamos olhar para o funcionamento.

Depois de vincularmos uma conta o que temos de fazer é usar o cano para escolher um piloto.

Mario Kart Tour

O Mario Kart Tour disponibiliza um pequeno tutorial que revela como funcionam os controlos. Dito isto, temos duas opções à escolha. Um controlo simples em que deslizamos o dedo para a esquerda e para a direita para controlar ou então um modo derrapagem. Neste segundo permite derrapar tocando no ecrã e assim controlar o carro. Aviso já que é bem mais complicado para principiantes.

Os gráficos estão muito bons e o jogo em si também me parece! Mas…

Mario Kart Tour

No entanto há algo que gostaria. Um sistema de controlo mais intuitivo. É verdade que podemos deslizar o dedo para a esquerda ou direita para comandar o carro ou carregar duas vezes no ecrã para atirarmos algo aos nossos concorrentes. No entanto, seria bem mais engraçado, a meu ver, temos uma espécie de gamepad no ecrã. Pelo menos com os botões de esquerda, direita, acelerar, travar e afins. A aceleração ser automática tira muita piada ao jogo.

O Mario Kart Tour é um jogo com múltiplos modos, onde os jogadores correm em diversas percursos inspirados em cidades reais para além das pistas mais clássicos.

Entretanto os programadores vão mudar estes locais a cada duas semanas, o que significa que todos os meses teremos coisas novas.

À medida que formos ficando melhores nas corridas vamos ganhar Grand Stars, ou seja, as belas estrelas. Com isto vamos poder desbloquear novos condutores, karts e muito mais. Atenção que em algumas corridas o objetivo não é chegar em primeiro, mas sim dar cabo dos concorrentes. Para se atingir estas metas é necessária, por vezes, alguma estratégia. O Mario Kart Tour dá que pensar!

Depois temos as classificações a nível mundial o que nos leva de alguma forma a competir com outros jogadores.

Como referi no início o Mario Kart Tour requer uma conta Nintendo que caso ainda não tenha, poderá criar gratuitamente.

Ainda tenho muito para jogar, no entanto do que já experimentei, a única falha que posso apontar é a que referi acima. Tudo está demasiado automatizado. Com uns belos controlos no ecrã o Mario Kart Tour ficaria melhor.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também