O popular emulador de Nintendo DS melonDS acabou de chegar à versão 1.0, com novas funções funções e otimizações. Lembramos que este é um dos poucos emuladores de DS que ainda está em desenvolvimento ativo, e pode em breve passar à frente de outros há muito estabelecidos como o DraStic e o DeSmuME.
Uma das maiores novidades é o suporte LAN para cooperação local. No entanto, o programador refere que, nesta fase, torna-se necessária uma ligação ethernet rápida para obter os melhores resultados, e mesmo o Wi-Fi pode levar a um desempenho irregular. Ainda não há netplay, mas está a caminho.
Outra grande novidade é o suporte multi-janela. Especificamente para a Nintendo DS, isto significa que é possÃvel ter o ecrã superior numa janela e o ecrã inferior noutra. Outros emuladores já possuem esta função há anos.
Esta atualização coloca o melonDS ao mesmo nÃvel de emuladores estabelecidos como o DeSmuME e o DraStic
A atualização também inclui um novo renderizador OpenGL que produz gráficos mais precisos e permite o upscaling. Anteriormente, era preciso escolher entre uma renderização precisa sem upscaling ou upscaling com falhas gráficas. Agora pode obter o melhor dos dois mundos.
Pode descarregar o melonDS para Windows, Linux e Mac na página oficial de transferências. A versão do emulador melonDS na Play Store trata-se de uma versão não oficial e não atualizada desde finais de 2023. Esperamos que a grande quantidade de alterações nesta atualização leve o programador a atualizá-la em breve.
Esta atualização chega numa altura em que o revivalismo é mais do que muito e existe, de facto, muita procura pelos jogos mais antigos. Aliás isso tem levado muitos fabricantes a lançarem versões “mini” das suas consolas e até a recriarem computadores antigos mas que não foram esquecidos como o novo ZX Spectrum.
Já experimentou algum emulador de Nintendo DS como o melonDS? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!