Dizer que as coisas estão más no mundo tecnológico não é um exagero. A procura está mesmo em mínimos históricos, e deverá demorar algum tempo até que a coisa melhore. Afinal de contas, além do facto de termos muitos consumidores bem servidores, tal foi o nível de vendas durante a pandemia, também temos uma incerteza económica a meter algum medo na cabeça, e carteira, de quem poderia querer trocar de smartphone em 2023.
Ainda assim, apesar das vendas muito aquém daquilo que seria um mercado normal, a Apple continua a crescer. O iPhone é imune a quase tudo! Chega a nem fazer sentido.
Ninguém vende smartphones? Mentira! A Apple vende!
Portanto, apesar do sucesso da Samsung com os Galaxy S23, a verdade é que esse sucesso está relacionado com o estado do mercado atual. Porque na realidade, a única fabricante a crescer no mundo dos smartphones foi a Apple. Aliás, os últimos dados apontam para o quinto trimestre seguido em que a Samsung, Xiaomi, Oppo, Vivo, etc… Perderam quota de mercado.
Mais concretamente, a Apple cresceu 3%, enquanto a Samsung recuou 18%. Números que são importantes. Não porque mostram tudo aquilo que está a acontecer no mercado, mas porque provam o que muito boa gente anda a dizer há vários anos. A Apple é imune a muitas das tendências e crises. É uma marca que sabe o que está a fazer, ao saber o estatuto que os seus produtos oferecem aos utilizadores. Mesmo numa crise económica, há consumidores prontos a pagar o preço que a Apple quiser, quando esta bem entender. É exatamente por isso que apesar de todos os indícios de que a Apple vai aumentar os seus novos iPhone 15 em 2023, de forma significativa, qualquer coisa como 100~200€, as projeções continuam altas e ambiciosas.
Ainda assim, existe uma outra verdade. É que apesar do crescimento da Apple, e recuo das fabricantes Android. A Samsung continua a dominar o mercado de smartphones global, com 22% de quota de mercado, enquanto a Apple fica pelos 21%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!