Wednesday é sem dúvida uma das séries de maior sucesso da Netflix. Não só porque para muitos os lembra da clássica família Addams, mas também porque conta com um elenco muito bem selecionado. Claro que o principal destaque vai para a Jenna Ortega que saltou ainda mais para as luzes da ribalta, já para não falar de outros atores como a próprio Christina Ricci que chegou a ser Wednesday há alguns anos noutras produções. Embora na maioria dos países Wednesday seja conhecida como Wednesday, no Brasil as coisas são diferentes. Dito isto, ela era conhecida como Vandinha e desde que a série estreou na Netflix como Wandinha. Mas afinal de contas a que se deve esta mudança?
Netflix: Wednesday é Wandinha no Brasil! Sabe porquê?
Se virmos a série percebemos que o nome não está diretamente ligado a ela. Aliás no primeiro episódio Mortícia Addams revela que o nome Wednesday está diretamente ligado a um dos seus poemas preferidos de infância em que num das estrofes diz “A criança nascida numa quarta-feira é cheia de aflições”.
Ou seja não poderia ser esta a origem de Wandinha, até porque faria sentido. Assim tudo reside numa questão cultural e neste caso bem antiga.
A primeira versão brasileira da Família Addams data de 1965. Nessa altura ela foi chamada de Vandinha. Esta adaptação foi apenas para que as pessoas compreendessem melhor. É que sobretudo nesta altura muitos iriam criticar a escolha de quarta-feira para o nome. Assim ficou mesmo Vandinha ao longo dos anos e ninguém mais mexeu nisto.
De facto, a única alteração que ocorreu foi mesmo agora. Assim a série trocou o V pelo W para que de algum modo seja mais parecido com o nome original.
Alguns criticam o nome Wandinha na Netflix mas haverá razão para isso?
É tudo uma questão cultural. Em Portugal se alguém alterasse agora o nome de Wednesday para Vandinha ou para Carolina deixámos de nos relacionar com a personagem. Isto porque o nome com que crescemos foi Wednesday. É exatamente o que se passa no Brasil. Se alguém chegasse a agora e mudasse o nome teria o mesmo efeito.
Mas esta não é a única personagem que viu o nome alterado no Brasil. O por nós conhecido como Uncle Fester é Tio Chico e Pugsley o Feioso. Já o Thing é Mãozinha.
O que esperar da segunda temporada?
A primeira temporada de Wednesday foca-se na personagem principal a resolver um mistério de assassinato na sua nova escola, a Academia Nevermore. Entretanto não demorou muito até que a mais recente adaptação da família Addams se tornasse num grande sucesso tanto com críticos como com fãs. Wednesday permaneceu na lista de programas mais vistos da Netflix durante bastante tempo, o que naturalmente fez com que muitos se interrogassem se haveria uma 2ª temporada.
Assim passaram-se mais de dois meses desde que a 1ª temporada chegou à Netflix, mas já se decidiu o futuro. Lembro que os rumores revelavam que a renovação da 2ª temporada iria ocorrer no início de 2023 e isto confirmou-se.
O final da 1ª temporada de Wednesday (Wandinha) na Netflix deixou muita coisa em aberto para a 2ª temporada. Quando estava a caminho de casa, recebeu uma mensagem de um remetente desconhecido, afirmando que estavam a “vigiá-la”. Eventualmente será o novo vilão. Além disso, dada a trágica morte do Diretor Weems, um novo diretor terá de vir para Nevermore na 2ª temporada, o que deve criar oportunidades de conflito. Isto caso ela tenha morrido mesmo.
Por outro lado, não seria nada estranho se os primeiros episódios acontecessem durante as férias escolares de Wednesday. Isto porque iríamos conseguir ver mais da família Addams. Entretanto um ponto crucial do enredo que provavelmente será explorado é Morticia Addams a ajudar Wednesday a dominar os seus poderes de visão. Lembro que as visões tiveram um papel muito importante na 1ª temporada, e ainda há muito para descobrir. Assim faz todo o sentido que Morticia ajude a filha a compreender estas habilidades.
E quando deve chegar?
Considerando que a renovação só foi anunciada agora e as filmagens ainda nem começaram é muito provável que a segunda temporada só chegue em 2024. Eventualmente no início.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!