Netflix: não deve aumentar a velocidade de reprodução!

Já deve ter reparado que é possível acelerar a velocidade de reprodução da Netflix, à semelhança do que acontece em serviços como o YouTube. No entanto, se está a pensar fazê-lo, pense duas vezes.

Netflix: não deve aumentar a velocidade de reprodução!

É evidente que a Netflix não disponibiliza uma funcionalidade sem motivo. Aliás, esta plataforma e outras de transmissão de vídeo também oferecem uma forma de acelerar a reprodução ou de a abrandar, claro.

Isto acontece com um ajuste de tom, para que não pareça que todas as pessoas estão a respirar hélio, mas tudo se move mais rapidamente. Neste momento, a velocidade mais rápida permitida pela Netflix é 1,5 vezes superior à normal, o que permite poupar 20 minutos de cada hora.

É muito tempo que se poupa se estivermos no YouTube a tentar aprender algo de forma eficiente. No entanto, se estiver a tentar aproveitar uma série ou de um filme, não é a melhor ideia.

O tempo é tudo na narrativa visual

Uma das principais razões para isso é que uma história em forma de vídeo não é apenas uma transferência de informação. Uma história tem literalmente batimentos em tempo real enquanto a vemos. O tempo que algo demora a acontecer, a duração de uma pausa entre as falas, o tempo que a câmara demora a focar o rosto de uma pessoa – tudo isto é deliberado. O mesmo se aplica ao diálogo, que também pode tornar-se difícil de compreender quando acelerado.

Por isso, se acelerar um filme ou uma série, não o está a ver da forma pretendida. É ainda pior do que deixar a suavização de movimento ligada!

Nada fica bem a alta velocidade

Na verdade, de certa forma, reproduzir as suas séries e filmes a velocidades mais elevadas faz com que pareça que a suavização de movimento está ligada. Pior ainda, o movimento das personagens e a física dos objectos parecem errados. Assim, pelas mesmas razões que não deve ver um filme com o movimento suave ativado, não deve vê-lo a uma velocidade superior à pretendida.

5 temporada stranger things, filmes adiamentos, Netflix velocidade de reprodução

O streaming moderno é uma enorme comodidade, mas é também uma fonte de ansiedade. Há simplesmente demasiadas séries e filmes a serem lançados e é compreensível que queira saber tudo.

No entnto não há problema em não ver tudo. Pode levar as coisas ao seu próprio ritmo e vê-las quando tiver tempo para as apreciar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também