Netflix: Qualidade de transmissão aumentou! (Para alguns)

Ao que tudo indica, a Netflix já começou a fazer streaming de alguns projetos, com o codec AV1, para alguns aparelhos capazes de suportar o encoding. Ou seja, é algo que já está a acontecer em algumas Smart TVs, consolas e ademais aparelhos capazes de ter a aplicação rainha do streaming instalada.

Netflix: Qualidade de transmissão aumentou! (Para alguns)

Netflix números

Portanto, antes de mais nada, é preciso explicar o que afinal mudou com o uso do codec AV1. Caso não saiba, estamos a falar do primeiro codec de alta eficiência completamente livre de royalties, tendo sido desenvolvido por um consórcio sem fins lucrativos, na forma da Alliance for Open Media.

Em termos de performance, comparativamente ao mais utilizado HEVC (H.265), temos uma melhoria na eficiência à volta dos 20~40%. O que por sua vez significa que o AV1 é capaz de oferecer uma qualidade de imagem superior, em qualquer bitrate.

Entretanto, apesar do facto do AV1 já estar em utilização desde 2020, a netflix começou agora a enviar este tipo de conteúdo para Smart TVs Samsung compatíveis, aparelhos Android TV (Android 10 ou superior), aparelhos Amazon Fire, e ainda a PS4 Pro. Curiosamente, a PS5 ainda não está na lista, mas deve ser uma questão de tempo. Ao fim ao cabo, a Netflix já avisou que o objetivo é usar o AV1 em todas as plataformas suportadas.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Paga o pacote 4K da Netflix, mas a qualidade de imagem atual não chega? Quer mais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também