A concorrência entre os serviços de streaming está a aumentar. Dito isto, as várias empresas estão a fazer de tudo para atrair consumidores. Normalmente achamos que a concorrência é sempre uma boa notícia, uma vez que permite baixar os preços. De facto, na maioria das ocasiões é assim. No entanto, neste caso, é um pouco diferente. Dito isto, pode começar a preparar-se para uma grande má notícia que vai chegar à Netflix.
Netflix: prepare-se para a grande má notícia que está a chegar!
Até agora a Netflix quis a publicidade bem longe. No entanto, a concorrência está a ganhar muito dinheiro e com uma quebra de novos assinantes a Netflix pode não estar a receber tanto como deveria. Ora para um analista isto vai fazer com que a Netflix mude de ideias e lance publicidade na plataforma. Isto é algo que ninguém quer. É verdade que o lançamento de publicidade pode levar à criação de uma assinatura mais barata. No entanto e a propósito de uma questão que uma vez colocámos na Leak, as pessoas estão dispostas a pagar mais um ou dois euros por mês para não terem publicidade.
Mas as coisas estão más para a Netflix?
Ainda não. A Netflix continua a ser a grande empresa de streaming a nível global. No entanto, pela primeira vez, vê a Disney+ a aproximar-se. É que a empresa do Rato Mickey e dos Avengers já contava com 103.6 milhões de subscritores no final do segundo trimestre. Ora a Netflix acabou o primeiro trimestre com 207.64 milhões de subscritores e desde aí não tem crescido assim tanto. Para além disso as coisas vão continuar a desacelerar para a Netflix. O analista Michael Nathanson da empresa MoffettNathanson Research diz que a Netflix vai ter um crescimento anual de 14% entre 2022 e 2025. As estimativas inicias eram de 23%. É verdade que tudo isto são números mas dá-nos uma ideia geral do que se está a passar.
A publicidade parece ser o grande caminho
É por isto tudo que para este analista a publicidade pode ser o caminho a seguir. Dito isto, é provável que a Netflix a adote até em tempo recorde. É verdade que muitos não irão gostar, mas não quer dizer que seja necessariamente mau para a Netflix. De certeza que por um lado há pessoas que não se importam de pagar menos e terem pub. Por outro, há pessoas que estão dispostas a pagarem mais para não serem incomodadas com anúncios. Mas há outra alternativa?
Futebol: boa ou má notícia na Netflix?
Há alguns serviços de streaming como o da Paramount+ que por enquanto só está disponível nos Estados Unidos que está a apostar na transmissão de desporto para conquistar mais utilizadores e ganhar mais rendimento. É difícil a Netflix seguir este caminho. No entanto não é impossível. Já imaginou vermos um derby na Netflix em que pagávamos um extra para ver o jogo?
Não se sabe ao certo o que o tempo vai trazer.
Ninguém sabe o que tempo vai trazer. Uma coisa é certa. Para o analista a Netflix vai ter de fazer rapidamente escolhas. Resta-nos agora perceber se vai aumentar os preços, juntar publicidade ou virar-se para o desporto. Só o tempo o dirá!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!