Já não é novidade para ninguém que a Netflix está a passar por um mau bocado. Aliás, estamos a entrar na tradicional fase da ‘pescadinha de rabo na boca‘, em que qualquer movimentação da empresa, apenas vai puxar mais críticas.
Ao fim ao cabo, nos últimos tempos, a plataforma tem apostado mais em cancelamentos do que em novos projetos, ao mesmo tempo que também anda atrás da carteira dos subscritores, em buscar de mais alguns euros. O que claro está, significa que andamos a pagar mais dinheiro, por mais conteúdo.
Isto já para não falar da perseguição aos subscritores que partilham a sua conta com amigos ou familiares, que ainda vai fazer correr muita tinta.
Dito tudo isto, para tentar combater os seus próprios aumentos de preço, e tentar chegar a casa de mais utilizadores, a Netflix vai mesmo avançar com um plano mais barato, com o apoio de anúncios publicitários. Algo que muito sinceramente ainda não percebi se é bom, se é assim-assim, ou se é apenas e só terrível. Afinal de contas… Pagar, e mesmo assim ter de assistir a anúncios, não é a mesma coisa que pagar por canais Premium na antiga TV Cabo?
Netflix mais barata (com anúncios)? Vai acontecer já em 2022
Portanto, depois de vários executivos terem admitido que um plano com anúncios poderia mesmo vir a acontecer, mas nunca no imediato, eis que começam as primeiras movimentações da Netflix, para a implementação de algo deste género.
Afinal de contas, as ações da Netflix continuam em queda, e como tal, é preciso fazer algo de diferente, e que consiga inverter esta tendência. É que caso não saiba, no mês passado, a Netflix perdeu cerca de 35.1% da sua valorização.
Voltar atrás, ou dar opções aos consumidores?
O mundo do streaming tem sucesso, porque é possível ter acesso a tudo o que queremos, de imediato, e claro, sem pausas. Aliás, no mundo da Netflix, podemos ver uma série acabadinha de sair, toda no mesmo dia, salvo raras exceções.
Ou seja, algo muito diferente daquilo que era o ‘normal’ no mundo das séries e filmes. Antigamente, tínhamos de ter acesso a canais especiais, pagá-los todos os meses, e esperar que o episódio chegasse, sempre à mesma hora e ao mesmo dia. Nesse mesmo episódio, teríamos sempre de levar com vários anúncios publicitários, por vezes, durante 5, 10 ou 15 minutos.
Pois bem, esta jogada da Netflix não é bem um voltar ao antigamente, porque a empresa dá a escolha. Ou paga mais, e tem acesso a tudo, sem anúncios. Ou paga menos, e tem de aturar alguns anúncios. (Contudo, nesta altura, ainda não sabemos como é que estes anúncios poderão aparecer. Na minha opinião, se o episódio for interrompido para aparecerem anúncios, é algo simplesmente inaceitável).
Dito tudo isto, é muito provável, que até ao fim do ano, a Netflix apresente este novo plano de subscrição. Muito provavelmente na mesma altura em que vamos começar a dar as boas vindas a um novo aumento da subscrição, em solo Europeu.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!