Netflix está a dar um tiro no pé, na pior altura possível

Como deve saber, a Netflix está mesmo a avançar com a afamada estratégia de acabar com as partilhas de conta, onde temos de incluir Portugal, um dos países de teste, para tentar aumentar de forma muito significativa, o dinheiro que entra na empresa todos os meses. Porém, como também deve saber, a forma como tudo está a ser feito, está a irritar os utilizadores de uma forma nunca antes vista!

Entretanto, em Portugal, já começou a onda de cancelamentos, um fenómeno que muito provavelmente se vai repetir, em maiores proporções, noutras regiões.

Mas sabe o que é mais interessante no meio disto tudo… É uma altura incrivelmente má para tentar implementar o sistema de caça à partilha de contas! A Netflix decidiu apostar tudo o que tem na rentabilização do seu conteúdo, numa altura em que tem pouco conteúdo, de qualidade, e chamativo, para ser visto.

Netflix está a dar um tiro no pé, na pior altura possível

Portanto, segundo vários questionários online, que claro está, valem o que valem, cerca de 60% dos inquiridos vão cancelar a sua subscrição à Netflix assim que o sistema entrar em efeito na sua região. O que claro está, vai contra o objetivo máximo da empresa, que passa por tentar pegar nos 100 milhões de utilizadores que estão a usar contas emprestadas, e torná-los em subscritores pagantes.

Não é preciso estar muito atento, ou analisar muito bem a situação, para perceber que se porventura as coisas continuarem como estão, tudo isto significa que vamos ver milhões de cancelamentos num curto espaço de tempo.

Porém, a Netflix continua a mostrar confiança na sua estratégia, ora leia:

“As nossas estimativas apontam para uma retenção de utilizadores com contas ’emprestadas’ à volta dos 21% em 2023. Uma percentagem que irá subir até aos 45% até ao final de 2024.

Entretanto, na parte dos cancelamentos, muitos dos utilizadores vão ter de eventualmente voltar para a plataforma, mesmo que a partir de uma subscrição mais baixa, por não ser possível ter acesso à mesma experiência de utilização, noutra plataforma de streaming.”

Sim, é verdade que a Netflix tem muito e bom conteúdo, bem como um algoritmo extremamente inteligente, capaz de enviar os subscritores para séries que vão muito provavelmente gostar, e comentar com amigos e familiares. É um sistema muito bem feito. Com uma aposta em produção de conteúdo próprio, simplesmente incrível.

Porém, a verdade é que o número de visualizações para estar a cair! Parece um abismo! Porquê? Porque o ritmo de lançamentos abrandou, e existe menos conteúdo crítico a chegar à plataforma.

netflix

As coisas começaram a cair em Janeiro, e em Fevereiro a tendência continua bem viva, bastando olhar para o Top 10 de conteúdo falado em Inglês.

Afinal, enquanto na segunda semana de Janeiro, a plataforma teve 485.8 milhões de horas de visualizações por parte dos subscritores, este número caiu para as 363.4 milhões na semana seguinte, e apenas 252.85 milhões de horas visualizadas na quarta e última semana de Janeiro.

Entretanto, na primeira semana de Fevereiro, a coisa nem chegou às 200 milhões de horas. Com a série mais vista destas últimas semanas a ser Ginny and Geórgia. Que apesar de ser uma série de sucesso, está muito longe de ser um dos projetos com maior sucesso da plataforma.

Em suma, os utilizadores estão a ver menos Netflix, não necessariamente porque existem menos subscritores, mas sim porque há menos conteúdo interessante para ver.

Vale ainda a pena salientar, que a Netflix é o serviço de streaming mais caro do mercado! Que está constantemente a encarecer, e a inventar, isto numa altura em que as suas rivais estão a ficar cada vez melhores.

Isto é um tiro no pé, de caçadeira, numa altura em que as urgências estão todas fechadas.

 

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também