Os bloqueios na Netflix e os pagamentos extra parecem daquelas coisas de que se fala muito mas depois acabam por não chegar. No entanto a realidade é bem diferente! A Netflix já o está a testar em alguns paÃses e secretamente está a chegar a outros. Assim não se admire se um dia destes a sua conta disparar e nem sabe porquê. É que na realidade quem está a partilhar a conta com outras pessoas terá este problema. Para que tudo funcione a Netflix vai detectar a sua casa principal e bloquear tudo o resto.
Netflix vai detectar a sua casa principal e bloquear o resto
A Netflix até já atualizou o seu site de suporte para explicar como funciona o acesso à conta nas regiões onde a partilha de palavras passe já está bloqueada. No entanto há ainda vários paÃses que escapam a isto. Seja como for o lançamento está a ser gradual e a Netflix já tinha dito que 2023 seria o ano do bloqueio, ou melhor, o fim das partilhas. Pelo menos para quem não estiver disposto a pagar mais.
Mas afinal como funciona?
Até aqui ainda não se tinha percebido bem como funciona o sistema. No entanto não é muito complicado.
O site de suporte explica que “uma conta Netflix deve ser partilhada numa só casa”, e como a empresa pretende impedir as pessoas de partilharem contas da Netflix com amigos e familiares remotos.
Aparentemente, a Netflix determinará a nossa “localização principal” utilizando a rede Wi-Fi, uma combinação de endereços IP, IDs dos dispositivos e dados de atividade da conta. Os dispositivos que não estejam ligados a essa rede e que acedam à Netflix serão automaticamente bloqueados ao fim de 31 dias.
No entanto a conta não será logo suspensa. No entanto as pessoas terão de começar a solicitar códigos temporários que concedem acesso durante sete dias.
Então, o que acontece a famÃlias com pessoas em vários locais, ou amigos que partilham uma conta? Bem, a Netflix irá adicionar um “elemento extra” a essa contas “por menos do que o preço do plano Básico”. No entanto não será muito diferente. Entretanto um aspeto interessante é que estes elementos extra obtêm o seu próprio login de conta, mas devem estar localizados no mesmo paÃs que o proprietário da conta.
Um aspeto importante é que esta funcionalidade também não está disponÃvel para contas da Netflix que estão agregadas a outros pacotes, como planos de telemóvel.
A Netflix espera que as novas limitações resultem em mais subscrições, mesmo que sejam para planos mais baratos. Para além disso também vão ganhar dinheiro com elementos extra. De facto, podem aumentar muito os lucros. Agora será provável que pessoas que partilham a Netflix com várias pessoas fiquem “zangadas” e mudem de plataforma?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!