Começa a ser chato, mas a verdade é que o mundo do streaming está cada vez mais caro. Aliás, desta vez, nem está no facto de termos grande parte dos nossos projetos favoritos distribuídos por plataformas diferentes, cada uma delas com a sua própria subscrição mensal… Está também no aumento de preço, aparentemente anual, de cada uma destas plataformas.
Um grande exemplo disto mesmo é a Netflix, a força dominadora deste mundo, que no ano passado aumentou significativamente os preços, e ao que tudo indica, depois de já o ter feito novamente nos Estados Unidos, se prepara agora para aumentar novamente os preços, de todos os pacotes, em solo Europeu.
Consegue imaginar pagar 20€ por mês para ter acesso ao pacote 4K? Especialmente numa altura em que a Netflix quer acabar com a partilha de contas? Começa a ser demasiado… Mas vai inegavelmente acontecer nos próximos tempos.
Bem, antes de mais nada, vamos tentar perceber o porquê destes aumentos!
Netflix continua a aumentar de preço! Sabe porquê?
Portanto, é cada vez mais aparente, que ano após ano, fazer streaming de conteúdo multimédia começa a ficar caro, talvez demasiado caro.
Afinal, estamos em 2022 há menos de um mês, e o fenómeno dos aumentos de preço já começou a mostrar a sua velha face. Afinal de contas, a Netflix anunciou um aumento de ~2$, em todos os pacotes, nos Estados Unidos. O terceiro aumento de preço na plataforma, desde 2019.
Desta forma, o pacote base ‘standard’ da Netflix é agora significativamente mais caro que o da concorrência. Um pacote, que nem sequer oferece a tão desejada resolução 4K. Assim, se quiser o pacote mais desejado, vai ter de pagar ainda mais (20$/20€), comparativamente ao que os serviços rivais são capazes de oferecer.
Ainda assim, parece que a Netflix ainda não vai ter de arcar com as consequências destes aumentos.
Estes aumentos vieram para ficar!
É uma tendência que deverá continuar durante mais algum tempo. Infelizmente, depois de uma pandemia sem precedentes, os serviços de streaming não têm muito mais por onde crescer. Contudo, ainda assim, continuam a investir como nunca, para manter a sua base de subscritores ativa.
Além disso, verdade seja dita, pelo menos no caso da Netflix, os responsáveis pelo serviço sabem que podem aumentar o preço, porque os utilizadores vão continuar a pagar, sem bufar.
Os clientes adoram o conteúdo, e por isso, mesmo com aumentos, vão continuar leais à plataforma.
Porquê tanto aumento?
Como dissemos em cima, apesar de o número de subscrições ativas ter estagnado, a verdade é que no mundo do streaming, o investimento é uma obrigação. É preciso ter mais filmes, documentários, séries, em todas as categorias, para manter os utilizadores felizes e agarrados ao ecrã, e claro, ir buscar novos clientes a outras plataformas.
Assim, de forma a aumentar o investimento, é preciso ir buscar o dinheiro a algum lado. Ou seja, ao nosso bolso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!