Netflix ainda deixa que partilhe a sua conta. Saiba porquĂȘ!

Costuma partilhar a password do Netflix ou do Spotify com os seus amigos? Muitas pessoas fazem-no, até para pouparem. Dividindo, acaba por ficar sempre mais barato. Isto jå nem é segredo. No entanto, jå pensou como é que isto é possível? Porque é que ainda ninguém fez nada para impedir algo que até acaba por ser ilegal? Jå lå vamos. O que é certo, com o tempo, é que isto vai chegar ao fim, tanto no Netflix, como noutros serviços. Mas não serå jå!

O fim da partilha de contas, o Netflix e as consequĂȘncias

Recentemente a Bloomberg relatou que os serviços de streaming estão a unir-se com o objetivo de arranjarem uma forma de colocar fim à partilha de passwords. Como tal as medidas em cima da mesa são muitas. Mudar de palavra-passe com muita regularidade ou bloquear as contas ao fim de algumas horas de utilização. Ver também quantas ligaçÔes estão a ser feitas em simultùneo e a partir de que localizaçÔes é outra das possibilidades. Todas parecem ser medidas vålidas. No entanto, isto pode criar um grande problema.

Netflix

É que a simplicidade de utilização Ă© que faz com que as pessoas continuem a utilizar estes serviços!

Complicar pode criar problemas e levar as pessoas a procurarem por alternativas…

Nesta difĂ­cil decisĂŁo de bloquear a partilha de contas ou nĂŁo, hĂĄ um elemento muito importante: – a concorrĂȘncia!

Sim, Ă© exatamente por esse motivo que a Netflix ainda nĂŁo colocou um ponto final nisto.

Ainda nĂŁo se sabe se realmente todos os serviços de streaming vĂŁo dificultar a vida a quem partilha passwords. Tudo depende a sua força no mercado. Os serviços mais recentes que ainda nĂŁo tĂȘm grande poder no mercado nĂŁo o deverĂŁo fazer com esperança de receberem quem foge de outras plataformas. Agora, outros players dominantes como a Netflix nĂŁo terĂŁo quaisquer problemas em impor restriçÔes a seu tempo, mas sĂł se a “concorrĂȘncia deixar”.

Disney +

Nestas plataformas de streaming os nĂșmeros sĂŁo tudo e existe um pouco a mentalidade de que mais vale ter clientes a verem do que nĂŁo ter ninguĂ©m. É exatamente por este motivo que a partilha de passwords e de contas continua a funcionar. Se a Netflix acabasse com isso, neste momento, entĂŁo poderia levar muitos utilizadores a mudarem para serviços alternativos que neste momento ainda nĂŁo sĂŁo tĂŁo grandes, mas quando recebessem estas pessoas poderiam começar a ser.

Ou seja, a concorrĂȘncia estĂĄ a ser amiga de quem partilha contas.

O que vai acontecer? 

É difĂ­cil perceber ao certo o que vai acontecer. No entanto, nĂŁo serĂĄ muito difĂ­cil adivinharmos. Se todos tomarem esta medida de bloquear as contas e nĂŁo houver alternativas, entĂŁo isto vai funcionar. Se sĂł alguns bloquearem e isto levar as pessoas a irem para outras plataformas, entĂŁo o sucesso desta medida serĂĄ duvidosa. A meu ver irĂĄ prejudicar quem a implementar em favor de outras que tĂȘm as portas abertas.

É certo que com a passagem do tempo, os serviços de streaming vão começar a colocar barreiras. No entanto, no estado que as coisas estão, tudo isto ainda deverá levar o seu tempo.

Leia também:

Disney+ estĂĄ a chegar! Saiba tudo sobre a plataforma de streaming

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também